+1 voto
50 visitas
em Negócios e Finanças por (1,3K pontos)

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

3 Respostas

0 votos
por Platina (76,2K pontos)
Eu só só sei do PAPA FRANCISCO!
0 votos
por Bronze (24K pontos)
Muito se fala do Peter Druker e Idalberto Chiavenato, e realmente são os caras da Administração moderna.
0 votos
por Prata (25,3K pontos)
No Brasil, é o Alma Mater da USP, doutor Chievenato.

Mas a administração em si, não tem um papa.


Há grandes revolucionários.

A revolução industrial nos gerou teóricos administrativos sempre procurando melhor evolução na produtividade.  Os grandes primeiros notáveis foram Taylor e Fayol, o primeiro é conhecido por fundar a escola clássica, e o segundo por fundar a teoria clássica.

Taylor começou como chão de fábrica. Então ele era doidão. Ele cronomentrava tudo. O teu tempo de descanso, o quanto você produzia em x tempo. E você, homem ou mulher, tinha que produzir a mesma coisa. Acreditava que o funcionário era motivado por dinheiro, apenas.

Fayol não visou apenas o chão de fábrica. Pensava na administração em geral. Na gerência, no contador, etc. Então Fayol expandiu a administração para além da produção. Se não me engano, foi ele o idealizador do organograma e hierarquia da empresa.

Tempos depois, eis que surge Elton Mayo. Elton Mayo era humanístico. Começou a da atenção em condições de trabalho, como descanso, hora de intervalo, melhor iluminação, etc. No tempo de Mayo, surgiu as "panelinhas", o grupo informal. E Mayo viu a importância do grupo informal na produção.

Posteriormente, surgiu Peter Drucker e sua definição de administração: planejar, controlar, dirigir e organizar. Peter Drucker misturou as ideias de Mayo com as ideias de Fayol e Taylor. Peter não deixou de lado a necessidade de produzir e lucrar que Taylor defendia, não deixou de lado o fato de incluir todos os setores da empresa na administração como fazia Fayol, e não deixou de lado a importância da motivação humana que fez o Mayo, vendo que o funcionário não é motivado apenas por dinheiro, mas por valorização.


Outros "papas" são os motivacionais Maslow, Hazberg, e McGregor.
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...