+15 votos
128 visitas
em Filosofia por Platina (84,9K pontos)

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

12 Respostas

+1 voto
por Prata (41K pontos)
editado por
 
Melhor resposta
Não, não é errado errar com quem erra com a gente. O ser humano é ERRANTE. Não dá para ser 100% em tudo e explico.

Quando alguém MATA outra pessoa em LEGÍTIMA DEFESA é "errado" porém não foi uma escolha da pessoa, não era a intenção porém um miliante não deixou alternativa a não ser a defesa, neste caso.

Algumas situações nos levam a isso. Em um ambiente de trabalho, por exemplo, alguém lhe prejudica e você é chamada com ela para dar explicações. Você só tem uma escolha: ou ela continua te prejudicando ou você conta a situação e ela é demitida. A segunda opção é mais agradável mas pense que ela tem família para sustentar. Sair do trabalho faria ela passar fome quando só ela trabalha para manter a casa. Você tem uma única oportunidade para provar sua inocência e não ser demitida no lugar da pessoa que ficaria feliz em vê-la na sarjeta. Qual a escolha??? Errar ou ser boa e se prejudicar??

Não vejo como erro quando nos defendemos de alguém, que vai passar fome e até perder o plano de saúde em um momento que um familiar faz um tratamento grave porque ela mesma criou o problema. Não tem escolha ou é você ou ela. Vale a pena se sacrificar por alguém que fez tudo para você ser demitida, assumindo algo que você não fez? Você será mal vista , mal falada, desmoraluzada por todos e ainda vai ficar se culpando pelo destino dos outros que não teve um mínimo de consideração. Se sentindo mal porque a situação não é tão agravante para você quanto será para a pessoa que não pensou antes de criar esse problema?

Assim não vejo erro em errar com quem erra com a gente. Agora isso JAMAIS deverá se tornar em uma VINGANÇA.

Como falei aqui nessa pergunta sobre vingança:

http://gloove.com.br/255662/a-vingança-é-uma-forma-de-justiça?show=255662#q255662

A VINGANÇA NUNCA É PLENA MATA A ALMA E NOS ENVENENA (sim, coloquei o "nos").

Quando se busca VINGANÇA a pessoa pode se tornar uma pessoa PIOR do que aquela que essa julga que a fez mal. Daí não terá moral e nem respaldo para criticar.

Porque essa questão da vingança deixou de ser sobre a outra pessoa e passou a se tratar a respeito de dela mesma. Dos seus valores, do seu caráter.  E algumas coisas não valem a pena passar ou fazer em nome de uma justiça. Isso deixa de ser exatamente uma justiça.

A RESPOSTA FICOU LONGA mas vou deixar um vídeo para refletir. Um homem atirou em duas pessoas (pai e filho) porque diante da impunidade humana se desesperou e ele mesmo também virou assassino, porque tiraram seu bem maior. Essas pessoas mataram seu PAI E FILHO. E ele foi se vingar porque talvez já não tivesse mais nada a perder, porque já haviam lhe arracaram tudo.

Neste caso eu acho errado matar mas já li aqui mesmo que a depender do crime, deveria existir pena de morte. Acho o assunto bem delicado, POR ISSO TEXTÃO, que SE CERTO OU ERRADO vai depender do CONTEXTO da situação... Agora perder uma família deve ser duro. Principalmente se forem inocentes, sem envolvimento com coisas erradas. Pai, mãe e filhos são  sagrados para muitas pessoas. Se colocar no lugar do outro trás melhor discernimento.

Abraço.
bjinhos doces (=
por Platina (84,9K pontos)
Verdade,vai depender do que aconteceu.
+3 votos
por Platina (84,7K pontos)
Nem TUDO na vida eu ligo para certo ou errado..
Tem coisas q faço simplesmente pq preciso fazer...
Não me considero uma pessoa "evoluida" nem tampouco tenho ambição de ser ..
Sou falho, metido, arrogante, luxurioso E.. claro..  RANCOROSO  ...
Não vou viver 300 ou 400 anos  .

Provavelmente não passarei dos 70 a 80 .. muito pouco tempo para eu "passar vontade" ..

Se o erro comigo foi grave .. bem grave .. a resposta virá independente  do q quer q tenha acontecido e ser a no triplo da intensidade ... kkkkk
+2 votos
por Ouro (64,1K pontos)
De jeito nenhum ...como costumo dizer alto e a bom tom: não vou fazer igual, não porque a pessoa não mereça,mas por índole minha,entende? não vou me igualar de forma alguma..por exemplo, trair porque ele me traiu? eu estaria sujando meu corpo e não o dele..fazendo algo errado pra essa pessoa eu estaria ferindo meus princípios e não os dele que não tem nenhum......olha minha querida, não é da boca pra fora que falo isso, falo do fundo do coração..com a sinceridade que vc já conhece bem.. boa noite...bjos
por Platina (84,9K pontos)
Perfeito :)
+2 votos
por Ouro (60,9K pontos)
Um erro não justifica outro. Como os outros são comigo não pode mudar o meu caráter.
por Platina (84,9K pontos)
Isso aí! :)
+2 votos
por Bronze (13,3K pontos)
Eu diria que não é bem "errar" rs ... seria mais acertar as contas kkkk. Mas to brincando, minha opinião é a msma da luna!
por Ouro (64,1K pontos)
Boa noite bjos hurri
por Bronze (13,3K pontos)
Boa noite luna ^^
+2 votos
por Ouro (61,7K pontos)
Não...o melhor é deixa pra lá.
+1 voto
por Prata (27,7K pontos)
"Errar" com quem errou conosco tem jeito de vingança e, eu não gosto de vingança.
por Platina (84,9K pontos)
Correto :)
+1 voto
por Prata (32,5K pontos)
NUNNNCA
+1 voto
por Platina (80,7K pontos)
Foh e Fah erram, se Foh errar com Fah e vice versa, estaremos sujeitos as desculpas, ao perdão.  Sentaremos e conversaremos num processo dinâmico se abrindo um para o outro e sentiremos a sensação de alegria e prazer.  Rsrsrs.

Beijos de Feliz Domingo.
por Platina (84,9K pontos)
Diálogo é tudo,gostei! :)
+1 voto
por Bronze (11,9K pontos)
Não. Eu guardo um rancor que ajuda a calibrar os argumentos que vou usar para destroçar o próximo vagabundo(a) que vier.
+1 voto
por Platina (91,8K pontos)
não é certo.

somos levados por nosso orgulho e pelo incentivo de outros a revidar.
+1 voto
por (959 pontos)
É certo errar desde que seja de fato um erro e não um errar de propósito, entende? As pessoas erram conosco e retribuir conscientemente é um erro porque ao fazer isso estamos nos igualando.
por Platina (84,9K pontos)
Concordo,mas que dá vontade dá né srs

Perguntas relacionadas

+9 votos
7 respostas
+3 votos
1 resposta
perguntado 29 Mai, 2019 em Arte e Humanidades por Shadow Platina (80,7K pontos)
+9 votos
2 respostas
perguntado 16 Abr, 2018 em Arte e Humanidades por Shadow Platina (80,7K pontos)
+5 votos
5 respostas
+9 votos
2 respostas
perguntado 19 Jan, 2018 em Curiosidade por = Ouro (73,9K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...