+8 votos
741 visitas
em Filosofia por Prata (41K pontos)
recategorizado por
PORQUE O MESMO MEIO NÃO INFLUENCIA IGUAL AS PESSOAS?




Li um relato, certa vez, de uma mãe que teve dois filhos, na mesma época. Um foi se tornar bandido e o outro advogado. Daí questiono se o apenas o meio OU O QUÊ FAZ A GENTE SER QUEM SOMOS.

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

8 Respostas

+1 voto
por (689 pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
As pessoas possuem índoles e caráteres ao nascer. A personalidade delas, o que é outra coisa, pode ser modificada pelo meio ambiente e pela condição em que ela nasceu.

Certa vez alguém fez uma pergunta no YR, mais ou menos assim:
"E se todos que defendem determinada ideologia fossem morar na metade do país pra cima (norte), e os demais ficassem na parte debaixo (sul)?"
Claro que a pergunta foi apenas subjetiva, pois isso é impossível. Imagine que se houvesse apenas 2 tipos de pessoas e você pudesse manda-las para a parte de cima do país e o restante para baixo. A cada dia nascem milhares de pessoas no país e elas são diferentes, pensam e agem diferente. Teriam que de tempos em tempos mandar uma parte para cima e outra parte para baixo?
por Prata (41K pontos)
De certa forma, uma segregação/separação "invisível" existe dentro do próprio meio.
por (689 pontos)
Verdade.
+1 voto
por Ouro (71,4K pontos)
Bom, nisto o grande Sartre que sabe.
"Somos o que fazemos com o que fizeram com nós". Com a qual concordo 100%.

Porque se bem é vdd que cada pessoa tem sua "essencia" única desde o ponto fisiológico que nos predispoe a determinada característica, nao é menos certo que a personalidade se monta com as pessoas que rodeiam, que nos ensinam direta e indiretamente a forcar nossas armas com as quais nos enfrentaremos ao mundo.

E respeito ao exemplo da mae com seus dois filhos, na vdd é bastante limitada a deducao dela. Teria que conhecer e saber direito como foi o relacionamento dela para com o que virou advogado, eo que virou bandido...até porque uma pessoa, inclusive mae, nao quer, apoia e anima a seus filhos por igual. Haveria que ver porque o bandido pegou o caminho errado. Do que nao tenho duvida é que a mae tem sua cota de culpa nesse resultado.

Tem uma música que adoro que fala disto, onde o autor lhe pede á "natureza" que ajude á nova geracao a ser fortes no caminho da vida, na vdd a mensagem indireta é pros pais para que amem, ajudem e apoiem a seus filhos, que é com essas "armas" que se darao bem na vida.
por Prata (41K pontos)
Também acredito que o amir da família determina quem somos.
+1 voto
por Platina (91,8K pontos)
nossas escolhas moldam nosso caráter.

isso quer dizer que podemos mudar, que nossos atos podem ir contra nosso verdadeiro caráter e passarmos a vida assim, fazendo o contrário do que somos interiormente.

vemos relatos de pessoas aparentemente boas, que de repente cometem atrocidades que o pior dos seres humanos não cometeria.

e também vemos relatos de bandidos mudando seu modo de agir, se tornando pessoas boas.
por Prata (41K pontos)
Sim!!! Bem colocado.
+1 voto
por Prata (25,6K pontos)
Acima de tudo, você mesmo.

Uma educação é importante? Incontestavelmente. Porém, o qu adianta ter serviço de primeiro mundo, se o povo é de terceiro?

Então para resolver o problema acima, cabe a educação de berço, de casa? Sim, porém, eu afirmar que isso é injusto. Então um cara virar bandido, ele é inocente, e a culpa é toda de seus pais?

Ok, então uma boa educação escolar, uma boa educação familiar, aliado com oportunidade de vida, ajuda? Cara, isso é imprescindível. Por outro lado, se fosse suficiente, tantas mulheres não seriam estupradas em escritório médico, por médicos.

Mas será que então o ambiente de onde veio não faz com que uma pessoa seja ma? A cultura aonde ela veio transforma ela? Possível! E provável! Porém, como justificaria então as pessoas que tiveram vida fodida, mas seguiram em frente e se tornaram boas pessoas?

Bom, talvez isso pode ser a exceção de regra. Uma pessoa a cada dez que vieram de situação precárias nao virar bandida, não quer dizer nada, certo? Porém, será que aquela pessoa não é a única que quis pensar diferente das outras dez?

Passam muito a cabeça na mão do indivíduo, e ele se conforma com isso. Se eu fosse moleque pobre, e crescesse ouvindo que bandido não tem culpa, são vítimas, eu provavelmente viraria bandido, pois eu acreditaria naquilo. Porém, como desde cedo ouvi minha mãe dizendo que o que pegar o que é dos outros é injustificável, aprendi, mesmo sendo pobre, que tua vida é você quem faz, mesmo que digam diferente disso.

Não significa que será Gil gates da vida, mas também não precisa virar estatística!
por Prata (41K pontos)
Entendi Mauro a sua reflexão.
+1 voto
por Prata (37K pontos)
Primeiramente a educação familiar...se for boa, certamente o "educando" será bom. Depois o "meio em que está inserido". Tudo somado, a criança será boa ou nem por isso. Porém, temos que também levar em conta o genes da criança, se ela tem um instinto bom ou não. Mas como não há regra sem exceção, há crianças que nascem em "berços de ouro" onde a família dá boa educação, boa instrução, muito carinho, e no final a pessoa se torna um "marginalizado"...
Um abraço amigo
por Prata (41K pontos)
É isso! A questão financeitra não diz nada ao pensar se alguém é bom ou ruim. P fato se rer rudo ou nada p que intriga como somos de uma determinada maneira.
+1 voto
por Bronze (12,5K pontos)
O meio em que vive a pessoa: comunidade (cidade/bairro); igreja; escola; grupo de amigos; ambiente familiar, etc...

Fatores que interferem na formação dos indivíduos: meio social;  cultura; hereditariedade e experiências vividas: dores, sofrimentos, alegrias... Etc. Interferem positiva ou negativamente.
-x-x-
"Eu sou o que fizeram de mim."
por Prata (41K pontos)
Entendi a separação fo meio que se vive e o meio social.
+1 voto
por (3,6K pontos)
sei la sao varias coisas, vergonha na casa, evoluçao moral e espiritual, modo de pensar, objetivos, propositos de vida, sentido da vida, envolve muita coisa.
+1 voto
por Bronze (23,6K pontos)
Formação  e educação pela familia, pois indole e carater são lapidados somente pelos ensinamentos do certo e do errado pela familia, pelo berço
 e hoje tá essa merda ai, porque as mães abandonam os filhos e deixam assistirem livrementes, malhação, novelas da Globo que ensinam só coisas contrarias os ensinamentos bíblicos,

 dai embanana tudo de vez, e os jovens sem orientação ficam à mercê de traficantes e de pessoas de baixíssimos padrões morais lapidarem a cabeça dos jovens,
E a mãe e o pai os vêem usando drogas, escutando funks e acham tudo normal, porque vêem isso nas novelas

Que dureza
Bjs no coração amiga Ana<3
Galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
por Prata (41K pontos)
bjinhos amigo gente boa Leo ♡
por Bronze (23,6K pontos)
mulher interessante vc!
boa noite amiga inteligente e de altíssimo padrão moral^^
bjs no coração
Galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
por Prata (41K pontos)
rsrs Galooooooo

Sei que isso é para eu torcer para o Galo. Só assim fico inteligente rsrs
Obrigada...

mais uma vez Gaaaaaaloooooo
vou repetir (=    Gaaaaaaloooooo


kkkkkkkkk

Perguntas relacionadas

+5 votos
5 respostas
perguntado 29 Jul, 2018 em Filosofia por Gato preto, de Beco Prata (28,9K pontos)
+9 votos
4 respostas
+6 votos
5 respostas
perguntado 14 Set, 2019 em Curiosidade por Djavi Bronze (21,7K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...