+4 votos
60 visitas
perguntado em Religião e Espiritualidade por (1,9K pontos)
a) Evolucionismo teísta: aceita a teoria da evolução e explica a idade da terra e do universo em termos de bilhões de anos, aceitando o Big Bang e outras teorias científicas bem confirmadas;

b) Criacionismo da Terra Jovem: nega a teoria da evolução e explica a idade da terra e do universo em termos de milhares de anos, negando também o Big Bang;

c) Criacionismo Progressivo (o Criacionismo da Terra Antiga): nega a teoria da evolução e explica a idade da terra e do universo em termos de bilhões de anos, aceitando o Big Bang e outras teorias científicas bem confirmadas.

O meu ponto de vista é o do Criacionismo Progressivo, pois me parece o que mais faz sentido biblicamente e cientificamente. E você?

6 Respostas

+1 voto
respondida por Ouro (67,2K pontos)
O primeiro,mas a teoria da evolução ainda não me convence muito.Eu acho que existe sim evolução,mas não dá forma que a teoria prega
comentado por (1,9K pontos)
Tenho uma opinião parecida.
+1 voto
respondida por (2,9K pontos)
d) Cosmologia judaica, refletindo a mitologia pré-científica que vigorava no Oriente Médio naquele tempo e que também está presente com o mesmo sentido geral (mas com detalhes diferentes) na cosmologia muçulmana descrita no Corão.

Isso, claro, apenas na minha humilíssima opinião.
+1 voto
respondida por Ouro (51K pontos)
Evolucionismo teísta.

O criacionismo é um mito. O evolucionismo de Darwin, uma teoría.

Respeito ao Bing Bang, eu tenho minhas dúvidas. O último mais aceito por físicos e cosmologistas como Hawking, Penrose, Hartle e Stenger é que o universo NAO TEM NENHUMA ORIGEM, no espaco ou no tempo.

Nosso universo atual resultou de um "efeito túnel" no caos do tempo de Planck, vindo de um universo anterior que existiu durante todo o tempo anterior.

Tudo indica que os antigos sábios herméticos estavam certos em dizer; "Tudo flui ... e reflui no universo".

Conclusao; O que sempre tem sido ... "é" ... e será.
0 votos
respondida por Platina (77,8K pontos)
Evolucionismo teista. é a que mais se aproxima daquilo que acredito.

A criação de Deus aconteceu no paraíso, mas aconteceram os erros e os seres que erraram foram separados, deixaram o paraíso.

E em determinado momento a evolução teve que acontecer aqui nesse mundo, a prisão dos espíritos errantes foi preparada, e dela só saímos se formos salvos.

Mateus 5:26
"Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil".   

A bíblia é clara ao dizer que o mundo em que estamos é abominação para Deus, e que a vida que temos aqui não é a verdadeira vida, e que precisamos negar esse mundo, e buscar a salvação, sair daqui.
0 votos
respondida por Bronze (16,3K pontos)
a) Evolucionismo teísta: aceita a teoria da evolução e explica a idade da terra e do universo em termos de bilhões de anos, aceitando o Big Bang e outras teorias científicas bem confirmadas;

Observações sobre o que penso:  Deus criou o primeiro casal, que eram seres humanos  primitivos e prontos para evoluírem, caso contrário, ainda estaríamos vivendo nas cavernas.  O Big Bang foi o início de tudo, mas quem apertou o gatilho foi Deus, posteriormente criou o primeiro casal.  Acredito na ciência porque ela está nas profecias feitas a Daniel sobre os últimos tempos.

“Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” ( Daniel 12:4 ).
0 votos
respondida por Cobre (5,1K pontos)
Se você ler a nota da Bíblia de Jerusalém (e outras BOAS bíblias comentadas, tanto católicas quanto protestantes) vai ter a informação de que a narrativa da criação até Adão e Eva e a queda foi enxertada séculos depois de escrito o Gênesis, somente na época do retorno do exílio da Babilônia, pelos sacerdotes. Esse fato é provado pela crítica textual - a Bíblia chegou até nós através de cópias de cópias e, as mais antigas dentre estas, não têm o texto. É espetacular pensar que a fé dos hebreus não precisava de uma explicação sobre a criação - eles aceitavam Deus e pronto!
comentado por (1,9K pontos)
Perdoe a sinceridade, mas isso parece ser mentira sua. A Bíblia de Jerusalém é uma Bíblia católica. Nunca diria um absurdo desses.
comentado por Cobre (5,1K pontos)
Diria e diz, basta ler. Isso é um tipo de pesquisa chamada crítica textual. Não só ela mas também a Bíblia Pastoral e outras.
comentado por (1,9K pontos)
Então tire uma foto e envie.
comentado por (1,9K pontos)
Porque eu procurei e e não encontrei em parte alguma. Você deve estar enxergando demais.

Perguntas relacionadas

+2 votos
2 respostas
+6 votos
4 respostas
perguntado 13 Fev em Religião e Espiritualidade por Kalew Bronze (23,1K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...