+9 votos
107 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por Prata (25,8K pontos)
Se por um lado, a maior parte do salário dos médicos cubanos ia pra Cuba, por outro lado, quem agora vai querer se

sujeitar a ir nas zonas rurais, em regiões pobres do nosso país, com risco de contrair doenças como leishmaniose, etc?

10 Respostas

+5 votos
respondida por (2,5K pontos)
editado por
Claro que não,muitas pessoas ficarão sem assistência médica graças a isso.Aí dizem que é só substituí-los,como se fosse fácil assim.As vagas que esses cubanos ocupavam eram justamente as vagas recusadas pelos brasileiros que tem total prioridade no programa...

Bolsonaro até ontem dizia que as pessoas deveriam abrir mão de direitos pra trabalhar,se referia aos médicos cubanos como se nem fossem médicos,e agora do nada se mostra preocupadíssimo com os direitos deles.Essa mudança de discurso é mais uma prova de sua canalhice e da pessoa sórdida que é.E é obvio que essas novas exigências que ele pretende fazer nada tem a ver com as condições de trabalho,mas sim com motivos ideológicos e apenas isso.
+4 votos
respondida por Bronze (21,1K pontos)
Agatha
A decisão de retirar os médicos veio de Cuba e não do Brasil.
A exigência do novo governo federal é que se fizesse o REVALIDA.
O governo ofereceu àqueles que o fizessem que continuassem no Brasil, com salário integral e apoio aos familiares.
Desde a implantação deste projeto houve resistência dos profissionais que se formam no exterior e são obrigados a passar pelo Revalida, então por que não os médicos cubanos? Outros médicos não brasileiros, de inúmeros locais do mundo que fixaram residência aqui assim como atuam profissionalmente passaram pelo revalida
Temos notícias de benefícios destes médicos cubanos mas também de inúmeros casos de erros médicos  o que fez muita gente pensar que na verdade nem todos são médicos mas apenas agentes de saúde.
Pelo que sei será aberto concurso para novos médicos brasileiros com salários que compensem a atuação nos rincões brasileiros.
Torçamos para que tudo dê certo.
:)
comentado por Ouro (67,2K pontos)
Perfeito!! Falou o que eu ia dizer!!
comentado por Prata (25,8K pontos)
Sim, Rosa. Concordo contigo, médicos precisam estar bem capacitados.  Mas e agora? Quem vai querer ocupar a vaga destes médicos?
comentado por Bronze (21,1K pontos)
Agatha, se a oferta for boa estas vagas serão ocupadas com facilidade.
Não adianta nada oferecer vaga para médicos no fim do mundo recebendo o mesmo salário que médicos que trabalham ao lado de casa nas grandes cidades. E parece que é nisso que estão focando.
Há muitos médicos formados e prontos para exercer a profissão.
A medicina em Cuba prepara "médicos" para atenção primária somente. Eles não tem preparo para atenção secundária (cirurgias), terciária (intensivistas) etc. Então creio que até ocorra melhoria com a saída deles e entrada dos nossos profissionais.
:)
+3 votos
respondida por Bronze (10K pontos)
Claro, eu nem ficava mais doente, tamanho o pavor de ver um deles por perto.

comentado por Prata (25,8K pontos)
fala que é montagem, vai???
comentado por Prata (25,8K pontos)
kkkkkkkkkkkkkkkk
comentado por Bronze (10K pontos)
kkkkkkkkkkk Eu espero que seja montagem!
+3 votos
respondida por Cobre (6,7K pontos)
A ideia de abandonar o programa veio de Cuba, o governo não aceitou que seus médicos fizessem o exame de revalida, que recebessem o salário integral e que pudessem trazer suas famílias (70% do salário deles ficava depositado em Cuba e as famílias não podiam vir justamente pra evitar fuga dos médicos). Fora que os médicos cubanos não são tão capacitados quanto dizem que são, países como o Paraguai não aceitaram a entrada deles por sua formação que, segundo Aníbal Filartiga, reitor da Universidade Nacional do Paraguai, é equivalente a uma licenciatura em Enfermagem. E analisando na prática dá pra perceber que o sistema de saúde deles não é lá essas coisas, quando Fidel Castro adoeceu em 2006 ele foi tratado pelo médico espanhol José Luis García Sabrido, chefe do serviço de cirurgia do hospital público Gregorio Marañón em Madrid, aí eu te pergunto, por que chamar um médico espanhol? Se em Cuba há 6,4 a 13 médicos por mil habitantes, número muito superior a países como EUA, Canadá e a média da União Europeia.
+2 votos
respondida por Bronze (15,7K pontos)
Penso que não foi uma boa ideia. O Brasil é imenso e a carência de médicos é grande, agora resta esperar para saber no que vai dar. Será que a saúde não vai entrar em colapso? Também olho a situação deles, depois de viverem por aqui num outro sistema de governo, vão ter que voltar ao país de origem e encarar as normas do comunismo. Apesar de os salários deles irem em parte à Cuba, será que aqui não seria muito melhor que voltar a viverem  na linha dura de lá?  O salário atual dos médicos em Cuba está uma miséria, 64 dólares mensais.  Analiso o lado humano e as necessidades do nosso país.
+2 votos
respondida por Prata (33,5K pontos)
Mesmo a parte dos salários que eles recebiam aqui, era maior que o que eles receberiam lá. Quase 4 mil reais, mais moradia e alimentação pagas, não é um salário ruim! Nem de longe pode ser considerado "trabalho escravo" como dizem por aí.
+2 votos
respondida por (3,9K pontos)
Depois de tanto prometer expulsar os cubanos, exigir autonomia dos médicos, qualquer governo  não renovaria  o contato.

Um governo comunista: viés ideológico à parte.

1°  Colocando  a  capacitação  em dúvida, dos  médicos cubanos  por fazer parte de um plano de governo "comunista" que dá de graça a faculdade, a mesma perseguição que acontece  com  os cotistas aqui (melhor dizer negros periféricos) porque
de Bolsistas está cheio de patricinhas(os) nas faculdades com bolsa tαmɓém!

Não vejo nenhum mal um governo fornecer faculdade de graça à sociedade e depois de formados, pagar suas dividas ao governo(como é no caso) por três anos de contrato "mais médicos" ou convênioOPAS (Organização Pan-americana da Saúde)  generalizado como escravidão!


2° Revalida   é correto!

3° individualidade  contratual é uma fronta num sistema ditador que paga a sua faculdade de graça e a ainda arruma um emprego para você ressarcir com o seu país...

4° Quen diria, eu que pensava que os esquerdista que eram vitimistas, cheios de ações humanitárias kkkk

 Agora, Vou falar de Bolsonaro:
Ele sempre foi contra os "mais médicos"  Hoje  usa  como desculpa os cubanos,  amanhã bolivianos e depois angolanos!  Vamos ver ( não vou me precipitar kkk)  só espero que não seja xenofóbico cσmσ Adolf Hitler

Só espero também que a morte e a desgraça das pessoas que dependem do SUS não gere na economia de todos aqueles que tanto almejou com o dito governo!

Boa sorte a nós todos!
+2 votos
respondida atrás por (2,2K pontos)
sim

Não basta Cuba ter o índice mais baixo de criminalidade da América Latina.
Segundo relatório do Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes de 2013. Cuba tem 4,2 homicídios por 100 mil habitantes. O Brasil ganha de lavada de Cuba, A taxa de homicídios de jovens por 100 mil habitantes é  65 mortes
Não basta  Saúde e Educação, Os números não mentem: Cuba tem sistemas invejáveis de educação e saúde, com índices de eficiência dignos de país desenvolvido.
BRASIL não tem nada disto, mas tem um povo feliz e otimista, tem liberdade:
1 - podemos eleger Tiririca e Marcos Frota livremente
2- temos liberdade de expressão para bostar MEME do MITO e ainda contamos com a proteção de moderação que impede a manifestação de opiniões contrárias aos MEMES do MITO.
3- O atual poder é uma organização feita nas ruas  onde tirou um presidente eleito e colocou  Michel Temer para não pagarmos o pato.

Já imaginou CUBA sem o bloqueio dos EUA? eles seriam hexacampeão antes da gente, que horror!
+1 voto
respondida por Bronze (10,8K pontos)
Olha por um lado foi bom para retirar o excesso de erros de alguns não tão capacitados
Mas por outro existe mesmo a questão de que médicos não se sujeitam a ir em áreas de risco e só querem trabalhar num consultório de 8h às 17h , sentado e  com arzinho condicionado . Nada contra, mas e aí e  quem não pode e precisa mto de atendimento?
0 votos
respondida atrás por Bronze (20,9K pontos)
2 coisas q fez Cuba retirar.
Salario integral pros médicos (Mais da metade do salario deles iriam pra ditadura)
Os médicos poderiam trazer as suas familias para o Brasil.

Que absurdo uma coisa dessas, salario integral para os trabalhadores? tá doido.
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...