+6 votos
97 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por Bronze (10,9K pontos)
Estou gostando de passar um tempo no Twitter, vi muitos jovens fãs de K-Pop, que sonham em visitar a Coreia do Sul, Japão, Suíça, Canadá, Estados Unidos, porém, durante as eleições, torceram por Ciro e Haddad.

Conseguem perceber a contradição irônica?

O movimento liberal irá crescer durante esses próximos 4 anos, quando esses mesmos jovens perceberem que economia livre, significa justamente se aproximar de Coreia do Sul, Canadá e outros, passando por um começo de Israel e EUA?

8 Respostas

+5 votos
respondida por Prata (47,2K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Primeiro deixemos em claro que existem muitos tipos diferentes de esquerda e direita. A esquerda pode ser comunista, socialista, social-demócrata ou liberal (social-liberal). Um comunista e um social-liberal estao ambos á esquerda, mas existem grandes diferencas entre eles. Na direita estao nazistas, fascistas, nacionalistas, social-cristaos e conservadores. Entre um fascista e um conservador há também grandes diferencas mesmo que ambos sejam da direita.

Em geral, os liberais de esquerda argumentamos que a liberdade é exercida em maior grau á medida que a inclusao social é ampliada e a concentracao do poder económico diminui. Para isso, buscamos harmonizar o mercado através do papel regulador parcial do Estado ou através da eliminacao dos privilégios legais, a fim de garantir a concorrencia e corrigir as desigualdades, chegando incluso a aproximar-se do socialismo. No plano cultural defendemos as liberdades civis de eleicao e tolerancia entre as pessoas.

E se vamos aos papéis existem razoes históricas para considerar o liberalismo como uma ideologia esquerdista. A direita promove que o Estado nao intervenha na economia, que seja deixada apenas para o mercado e que todos os servicos (incluindo educacao e saúde) sejam privados. Quanto menos intervencao do Estado se promover, mais de direita é.

Isso se presta a uma CONFUSAO com o liberalismo porque a nao intervencao do Estado era uma antiga doutrina do liberalismo clássico adotada hoje pelo neo-liberalismo. Mas o liberalismo clássico evoluiu para o liberalismo-social que promove a intervencao moderada do Estado, ao comprovar que é necessária para o povo. O máximo atual expoente de social-liberalismo é a Social-democracia(esquerda européia) dos países nórdicos.

Como li um user aí, muito possívelmente aconteca no Brasil dos próximos anos um crescimento liberal, mas em contrapartida ao conservadorismo-cristao de Bolsonaro e seu neo-despotismo ilustrado.
+4 votos
respondida por (1,3K pontos)
Torceram por Ciro e Haddad provavelmente porque não são liberais de faxada como Bolsonaro,Mamãe Falei e Kim kataguri...

Liberal defende a liberdade econômica,mas também defende liberdades civis,direitos aos LGBT,direitos humanos,liberdade sexual,aborto e legalização das drogas.Esse é o verdadeiro liberal,não o "Só não quero que o estado interfira na economia,agora na sua vida pessoal ele tem que interferir sim".

Talvez o movimento liberal realmente cresça nos próximos 4 anos,mas como uma reação ao ultra-conservadorismo do nosso governo.



Essa imagem retrata bem o político "liberal" no Brasil.Liberal até o segundo parágrafo...
+2 votos
respondida por Prata (36,1K pontos)
Penso que o futuro político do Brasil será como nos EUA. A esquerda está em decadência e terá concentrar seus votos no liberalismo progressista, enquando a direita vota no liberalismo conservador. Bolsonaro é um legítimo republicano, só falta os democratas.
Quanto à doutrinação, não acredito nisso. Acho que eles são céticos quanto ao liberalismo por ser uma situação nova.
+1 voto
respondida por Ouro (60,6K pontos)
rsrsrsrs Liberal? Na coreia oq não existe é o literalismo, lá tudo é controlado TV, Internet. oq vc fala .....
Não seria diferente se o PT ganhasse essa eleição. bjs
comentado por (735 pontos)
Ditadura é na Coreia do Norte, Ditadura Militar
Coreia do Sul é Capitalista e intolerante contra corrupção, teve até cassação de presidenta.
comentado por Ouro (60,6K pontos)
A sim agora entendi, adolescentes liberais esquerdistas querendo conhecer a oposição rsrs
Entendi o trocadilho. rs
+1 voto
respondida por (735 pontos)
Não sou jovem, mas sou de esquerda.
Jovem de direita pobre que é contra direitos trabalhista.
Negro a favor de privilégios de ricos e branco são de direita
operário de direita é contra férias, 13º, aposentadoria e até contra a lei áurea.

Estes sim não foram doutrinados, são adestrados e lobotomizados.
+1 voto
respondida por Bronze (20,1K pontos)
editado por
Podemos ver um exemplo de doutrinado nessa pergunta kkkkk
No twitter é cheio desse tipo de gente contraditório, ''Sou contra machistas'' ai votam no Ciro q disse q o Papel da mulher dele é dormir com ele.
comentado por Ouro (60,6K pontos)
rsrsrsrs verdade.
Ou a favor da liberdade de expressão e vota no Haddad ...
comentado por Bronze (20,1K pontos)
Psé kkk
+1 voto
respondida por (1,9K pontos)
Que nojo.
+1 voto
respondida por Bronze (12,2K pontos)
No ensino brasileiro há muito professores doutrinadores
Enquanto existir doutrinação, haverá involução

A esquerda é um exemplo a ser seguido, só Mao Tsé-Tung matou cerca de 70 milhões de pessoas em prol da classe trabalhadora (!)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...