+8 votos
64 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por Prata (25,7K pontos)
https://exame.abril.com.br/brasil/bolsonaro-diz-que-jovem-brasileiro-tem-tara-por-formacao-superior/?fbclid=IwAR1ZgNzIhQ3Bi6EW-bOjGMLGArRt5lymKjPF9NQsSnZmtUK1hp7cBhB7iU4

Agora concordo com ele.

Este negócio de ver diploma como único caminho do sucesso financeiro, é coisa muito ultrapassada e mentirosa.

5 Respostas

+3 votos
respondida por Cobre (9,6K pontos)
Ter diploma de curso superior não é sinônimo de sucesso.
Progresso na vida se dá por vários outros caminhos, porém eu digo por mim que acho importante ter instrução . E não parar de estudar nunca.
+2 votos
respondida por (1,1K pontos)
De fato, um diploma universitário não é o único caminho para o sucesso financeiro (ou para coisa alguma).... Mas dizer que os jovens brasileiros têm "tara" por ensino superior é um erro de diagnóstico... Penso que nosso problema é justamente o contrário: falta de pessoas nas universidades. Basta comparar a situação do Brasil com a de outros países.

Dados do relatório "Education at a Glance 2017", produzido pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que congrega os 37 países mais desenvolvidos do mundo) trazem um retrato da educação em todo o mundo... Um dos índices apresentados é o de percentual de pessoas com curso superior em relação à população total. Em uma lista de 36 países, o Brasil fica em último...

Segundo a OCDE, 11% da população brasileira tem curso superior. A Rússia, primeira colocada, tem 54% de sua população com curso superior; o segundo colocado é o Canadá, com 51%; depois vem Japão e Israel (46%), EUA (42%) e por aí vai...

À frente do Brasil estão países como  Chile (21%), Costa Rica (22%) e Colômbia (23%).

Veja aí um resumo do relatório... É muito interessante (mas é em inglês):
 
http://www.oecd.org/education/EAG2017-INFOGRAPHIC-ENGLISH.pdf
comentado por Prata (25,7K pontos)
A questão não é apenas ter o diploma, mas o que vai fazer com ele.

Boa parte dos formados acaba ficando desempregados ou indo trabalhar em outras áreas.
comentado por (1,1K pontos)
Sim, realmente isso acontece.
Como você mesma disse, um diploma não é o único caminho e por vezes é até inútil...

Porém, na média (com possibilidade de desvios para um lado e para o outro), obter um diploma universitário representa grande acréscimo na carreira profissional das pessoas no Brasil... Justamente pelo fato de que só 11% das pessoas tem diploma (ou seja, ainda é um item da minoria). O próprio relatório da OCDE mostra a abissal diferença que existe entre o salário MÉDIO de quem tem diploma é de quem não tem diploma no Brasil....

Mas é claro que é perfeitamente possível ser feliz e bem sucedido sem diploma... Há milhares, talvez milhões de exemplos disso por aí.
+2 votos
respondida por Ouro (64,2K pontos)
Precisamos investir mais em cursos técnicos, mas tem que ter material suficiente para boa formação profissional, depois fica bem mais fácil encarar um curso superior, como é bom ter a prática e depois associar a teoria. Isso escrevo por mim.

Beijos.
+2 votos
respondida por Prata (26,5K pontos)
Um professor meu sempre dizia que para muitos brasileiros, fazer um curso superior é uma forma de conseguir alguma coisa, não se valoriza o conhecimento por si só.

Alguns cursos técnicos são tão importantes para se formar bons profissionais. Eu tinha um amigo na faculdade com um curso técnico. Ele conseguiu um salário que a maioria das pessoas que se formariam no nosso curso dificilmente iria conseguir.

Eu mesmo tenho um casal de amigos que são empreendedores e muito bem sucedidos. Só a esposa completou o ensino médio.

Beijo.
+2 votos
respondida por (2,7K pontos)
E os recursos do FIES, também, estão muito mal distribuídos. Poderiam ser direcionados a áreas de interesse, cursos em que há carência de profissionais ou cursos localizados em regiões carentes. Do jeito que são dados para qualquer curso superior estão estimulando que ainda mais gente se forme em áreas já saturadas há muito tempo - Direito, Administração, Pedagogia... Se o novo governo pudesse rever isso, seria ótimo!
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...