+2 votos
17 visitas
perguntado em Educação por (108 pontos)
os socios acionistas continuam majoritarios ?de que forma a decisão da compra de ações ordinárias permitirá aos acionistas o retorno do capital investidos ? Qual o motivo dos acionistas que decidiram a compra por ações preferenciais?

1 Resposta

0 votos
respondida por (2,2K pontos)
As ações preferenciais não conferem, a princípio, direito a voto, e as vantagens delas são pagarem dividendos fixos ou mínimos ou preferência na distribuição de dividendos - seus titulares recebem antes.
No direito societário, a maioria é definida não pelo número de acionistas, mas pela quantidade de capital. Assim, a tendência é os sócios majoritários anteriores à emissão de novas ações continuarem a sê-lo, pois a companhia não emitiria ações com valor maior que o já integralizado - exceto se a intenção for passar o controle acionário, que seria a venda da companhia. Além disso, ações preferenciais não conferem direito a voto, atributo este das ações ordinárias, que ficam em mãos de quem se determinou preservar o poder na S/A.
Os acionistas conseguem retorno do capital investido através de dividendos, amortização ou recompra das ações pelo próprio emissor.
As ações preferenciais oferecem atrativos já citados - dividendos fixos ou mínimos e preferência ao receber dividendos - que podem torná-las mais atrativas que as ordinárias. O objetivo é atrair o investidor, não o sócio que busca o domínio do negócio!
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...