+7 votos
73 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por Cobre (5,6K pontos)
Geralmente,os paises que possuem maior liberdade economica apresentam altos indices de desenvolvimento humano

5 Respostas

+2 votos
respondida por Prata (47,2K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Hmmm. Passa que os velhos liberais caíram no erro de considerar que a simples aplicacao das leis do mercado traria naturalmente o estabelecimento de uma sociedade civil harmoniosa e justa, na qual a felicidade dos seres humanos estaria perfeitamente assegurada. Portanto, eles promoveram uma nova sociedade baseada no princípio da liberdade. É verdade que a liberdade é o primeiro dos instintos primitivos do ser humano como ser social. Mas ele nao está sozinho. Junto a ele a IGUALDADE TAMBÉM EXISTE. Todos os seres humanos desejam ser livres e se sentirem iguais aos outros.

Agora bem, eu nao posso ser absolutamente livre, pois isso impediria a liberdade dos outros. Portanto, devo abandonar um pouco da minha liberdade para preservar as liberdades dos outros e, finalmente, minha própria liberdade em relacao aos outros. A liberdade torna-se assim um princípio irrenunciável. Um princípio que só pode ser restringido em favor da própria liberdade.

A liberdade é anterior á igualdade, já que quem nao é livre para decidir dificilmente possa aspirar á igualdade. Agora, a igualdade nao é apenas um meio para a obtencao da liberdade, mas é, em si mesma, uma forma de liberdade.

E minha grande crítica ao liberalismo económico é que os velhos liberais nao levaram em conta que, se a LIBERDADE DE UNS POUCOS DEPENDE DA MISÉRIA DE UM GRANDE NÚMERO DE OUTROS HUMANOS, O SISTEMA QUE PROMOVE ISSO É INJUSTO E IMORAL e, portanto, essa liberdade deve ser limitada pelo PRÍNCIPIO DE IGUALDADE.

Ao contrário do que pensavam os velhos liberais, a sociedade civil nunca foi sinónimo de liberdade, muito menos igualdade. Nao o foi no auge do Estado liberal e muito menos na era atual, na qual nao há linha divisória entre o Estado e a sociedade civil. Hao prostituído os principios liberais de Adam Smith. Enfim, fazer o que...
+3 votos
respondida por Platina (90,8K pontos)
Nada, mas acho que o Brasil não pode vender as suas estatais, a gente precisa delas.
+3 votos
respondida por (1,7K pontos)
editado por
Acho que o motivo mais estúpido pra votar no Bolsonaro é achar que ele é "liberal".

Enquanto eu digitava isso: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/10/bolsonaro-defende-meta-para-o-cambio-em-entrevista-a-site.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha   

Meteu o pé no tripé.
comentado por Prata (36K pontos)
Eu te positivei... Essa proposta é PETISTA e Bolsonaro inteligentemente copiou

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-10/saiba-o-que-bolsonaro-e-haddad-propoem-para-economia

É o que disse, na mãos do Bolsonaro é um alvoroço,  se outro adversário fala é algo sem sal e sem graça.
+2 votos
respondida por Prata (36K pontos)
O problema é que esses países desenvolvidos possuem desenvolvimento  e fortalecimento das empresas internas Vide os Estados unidos e o Vale do Silicio.  

O Brasil não possuem empesas internas fortes e competitivas, inovadoras, só a Embraer e mesmo assim vi rumores de venda. Escolas renomadas como ITA, PUC SÓ VAI QUEM SABE INGLÊS porque as pesquisas cientificas e de relevância vem a maioria de lá. São instituições elitizadas, vão quem tem boa base educacional que o Jair quer retirar kkk a Base.. E agora que a Universidade Pública está mais democrática, abrangendo diversos níveis sociais, principalmente com o Enem querem privatizar tudo.

O Bom é que vai reduzi os altos salários destes acadêmicos.
comentado por Prata (47,2K pontos)
Exatamente como voce diz. O neoliberalismo, ou o Consenso de Washington, consiste essencialmente na desapropriacao dos recursos naturais dos países periféricos através de financas e armas. Nesse contexto, paises como  Argentina ou Brasil, assim como outros países da América Latina, nao tem um papel específico na divisao internacional do trabalho. Durante o primeiro liberalismo vendemos alimentos para a Inglaterra, tinhamos um sentido de real progresso económico, mas no neoliberalismo atual, nao faz sentido económico basear nosso crescimento no modelo excludente de agroexportacao, como mostra o protecionismo agrícola das principais potencias ocidentais. Veja como Franca nos atrapalha nos tratados Zona Euro-Mercosul.

Nesse contexto geopolítico, resistir á espoliacao implica TER UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO AUTONOMO com forca social suficiente para executá-lo usando nossas PRÓPRIAS CAPACIDADES PRODUTIVAS.

Caso contrário, o destino que o neoliberalismo reservou para nós já o conhecemos: a inviabilidade económica que se torna em política e, finalmente, um risco concreto de desintegracao nacional e regional.

Boa noite Ana, bjs. =)
comentado por Prata (36K pontos)
Boa noite e Bjs

Grata, gosto muito de suas colocações (=
+1 voto
respondida por Bronze (20,1K pontos)
Nada   

Perguntas relacionadas

+6 votos
5 respostas
+7 votos
3 respostas
perguntado 27 Jul em Humor por Eternal Fantasy Cobre (5,6K pontos)
+5 votos
2 respostas
perguntado 30 Mai em Casa e Jardim por Sombra2 Platina (91,8K pontos)
+6 votos
3 respostas
perguntado 2 Nov em Curiosidade por Odalisca Bronze (17,2K pontos)
+5 votos
7 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...