+10 votos
75 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por Cobre (5,5K pontos)
editado por
Não acho que o codigo de hamurabi,lá da epoca da babilonia,tenha seguido teoricamente a lei de talião,"olho por olho,dente por dente",mas seria maravilhoso se toda pessoa que cometesse um crime recebesse uma punição equivalente ao delito que cometeu,estamos longe disso,mas tomara que a nossa sociedade um dia seja assim.

Esse senso de justiça é particamente perfeito.

13 Respostas

+6 votos
respondida por (1,7K pontos)
editado por
"Perfeito" em uma sociedade "perfeita", no sentido de ser honesta. Mesmo na época da lei de talião, as pessoas eram corrompidas pelo poder, e muitos que cometeram crimes, porém eram tidos como ricos, não sofriam a reciprocidade do crime. Diferente de quem pertencia às camadas mais baixas.

---
Você editou sua pergunta. Assim ficou parecendo que a minha resposta foi sem sentido, e que eu respondi em desacordo com algo que você "já havia dito", feito um parênteses... :P
comentado por Cobre (5,5K pontos)
Mas aí já é outro problema,ninguém deve está acima das leis,independente de tudo.
A lei tem que ser para todos,infelizmente isso ainda é um sonho mas um dia chegaremos lá.
Viva Montesquieu!!
comentado por (1,7K pontos)
Um problema que interferiria diretamente no que foi proposto na sua pergunta. Sempre é necessário analisar contextos pra se tomar medidas que sejam realmente eficientes e justas.
comentado por (1,7K pontos)
Você editou sua pergunta. Assim ficou parecendo que a minha resposta foi sem sentido, e que eu respondi em desacordo com algo que você "já havia dito"... :P
+3 votos
respondida por Cobre (9,1K pontos)
Isso daí é um completo retrocesso .
+3 votos
respondida por Prata (31,6K pontos)
Mais ou menos, né?

Recentemente uma menina foi morta em Porto Alegre, o pai dela é fichado. Foi levantada a hipótese de que foi vingança pelo pai. Não sei se é verdade, parece até que não... Mas já pensou? Então se matam meu filho, em vez de matar o assassino eu me vingo no filho? É uma interpretação da lei de talião.
comentado por Cobre (5,5K pontos)
Esse é um problema dessa lei,ela poderia ser aperfeiçoada.
O ideal seria a pessoa que comete o crime receber uma pena equivalente ao delito que cometeu,sem prejudicar terceiros no processo penal,apenas o criminoso seria punido.
Mas é claro que discutir sobre justiça é complicado,pois existem inumeros fatores que eventualmente causaria injustiças,nossa sociedade ainda tem que evoluir muito tecnologicamente e moralmente nessas questões juridicas.
+3 votos
respondida por Prata (26,3K pontos)
O problema da lei do Talião, é que você fosse um engenheiro, e por sua culpa
uma casa desmoronasse, matando assim o filho do dono da casa, seu filho teria que morrer.

O que deveria acontecer, são penas mais duras e sem regalias. Eu sou a favor da pena capital, mas só em caso de crimes hediondos. Em caso de mortes no valor da discussão, caso a pessoa não tenha antecedentes, não....

Abraço.
comentado por Cobre (5,5K pontos)
Editei alguns pontos da pergunta,essa lei é otima na sua essencia mas na pratica acaba tendo injustiças mesmo.
+3 votos
respondida por (1,1K pontos)
Acho que não é tão simpes assim...
+2 votos
respondida por (1,7K pontos)
Sou contra qualquer tipo de violência
+2 votos
respondida por Cobre (6,5K pontos)
Violência se combate na educação. Se todos tivessem acesso a uma educação básica e boas oportunidades, a violência urbana seria reduzida pelo menos em 60%, porque segundo a ONU, ela é causada muito pela falta de acesso a educação de qualidade e dificuldade de acesso aos serviços básicos (saúde, transporte público e saneamento básico). Melhorar nossa metodologia educativa e investimentos é a forma mais eficiente de combater a violência urbana, mas só funciona a longo prazo. Como solução temporária o que pode funcionar são métodos punitivos mais severos, mas deixa a Lei de Talião lá na Idade Antiga.
comentado por Prata (36K pontos)
Positivando: "Violência se combate na educação" porque a violência só gera violência.
+1 voto
respondida por Ouro (60,5K pontos)
Concordo, plenamente.
Se não tem nenhuma punição as pessoas continuam a fazer o errado, um garoto de 17 anos que estupra ou mata tem que ficar preso sim, cumprir a pena.
+1 voto
respondida por Prata (36K pontos)
editado por
Violência só gera violência por isso o Sistema Penitenciário brasileiro é bastante criticado. Acho Grotesco e hediondo se uma pessoa bate ao ponto de deixar outra desfigurada ou e alguém vai lá e faz o mesmo. As religiões, em sua maioria, pregam o AMOR... Inclusive algumas pessoas são satanistas porque dizem que o deus bíblico é vingativo, não sabe ensinar a amar e ser amado.

O que quero dizer é que há outros modelos de presídios (e até já fizeram uma postagem a respeito aqui) sobre um Sistema Presidiário sócio educativo, de  reabilitação onde o bandido ou quem quer que seja realmente tem uma segunda chance na sociedade para recomeçar. Acho tão pequeno a VINGANÇA... e quem NUNCA pecou atire a primeira pedra... assim como há na Bíblia.  Nos presídios daqui, a realidade mostra que tais SAEM PIOR por conta da agressão psicológica pelas condições precárias e modelos ineficientes onde dinheiro público é jogado na lama.



SE fosse olho por olho e dente por dente quem mata e vai ser assassinado por matar, também tem como alegar que o justiceiro/ anti-herói dele deveria morrer e assim sucessivamente porque se tornará igual, tão monstro quanto... é preciso ter FRIEZA para matar alguém ainda que a pessoa se denomine uma "pessoa de bem".

Fora que a LEI não é eficiente, as pessoas MATARIAM INOCENTES por erro de reconhecimento ou até implantar alguma acusação falsa e olha... já vi isso até aqui na internet. Cada um interpreta o tom como queira a depender da afinidade ou falta dela, porque o diálogo não foi eficiente se foi entendido como agressão, fica complicado mensurar.

Em época de Fake News em postar algo e dizer que foi alguém que fez ou fazer teatro mentindo e blefando para se auto promover e dizer "eles são ruins ou ela é ruim se faz de vítima" sendo que o algoz é quem se faz de coitadinho(a) a abusar do vitimismo. A sociedade não é a ideal e nem justa para se haver este sistema.

Seria ideal se tudo tivesse um controle, organização com base na verdade
+1 voto
respondida por Bronze (19,2K pontos)
Não, sou contra  torturas
+1 voto
respondida por (2,3K pontos)
Já percebeu que na maioria das brigas ambas as partes acreditam que foi o outro quem começou? Complicado.
+1 voto
respondida por Ouro (64,8K pontos)
Pois é,a gente tava comentando isso aqui em casa ontem mesmo.

Crimes hediondos diminuiriam com certeza
+1 voto
respondida por (2,2K pontos)
O nosso planetinha ficaria completamente vazio, não sobraria ninguém pra contar a história

Perguntas relacionadas

+4 votos
3 respostas
perguntado 16 Jan em Arte e Humanidades por Amaya... Ouro (71,1K pontos)
+6 votos
2 respostas
+4 votos
4 respostas
perguntado 25 Jan em Curiosidade por Kalew Bronze (23K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...