+7 votos
77 visitas
perguntado em Educação por (695 pontos)

7 Respostas

+2 votos
respondida por (1,7K pontos)
Numa explicação bem resumida, daria para dizer que, segundo a teoria marxista, o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado e com o êxito dessa ideologia seria alcançada a parte perfeita do socialismo que no caso é o comunismo.
+2 votos
respondida por Prata (47,2K pontos)
De certa forma, pode-se dizer que o comunismo é uma forma extrema de socialismo.

Das diferencas, talvez o mais notável seja que, enquanto o comunismo é considerado um sistema político, o socialismo é mais bem um sistema económico que pode coexistir em certa medida com uma ampla variedade de sistemas políticos.

Vale dizer, também, que nao existe país onde o socialismo ou comunismo PURO tenha dado certo. Mas também nao existe país desenvolvido sem aporte socialista, pois a ideia do socialismo é usada em praticamente todos os países, de alguma maneira. É a única forma de garantir que algumas das coisas mais básicas e necessárias sejam fornecidas a todas as pessoas.



Boa noite.
+1 voto
respondida por Prata (36,1K pontos)
O comunismo funciona mais ou menos como uma espécie de comunidade hippie. Todos vivendo pelo coletivo, livre de classes, livre da propriedade privada, sem a necessidade do papel do estado. Nela o proletário é dono de toda cadeia produtiva, invés dessa em que os meios pertencem à uma parcela da sociedade.
O socialismo no caso seria o modo como a sociedade faria pra atingir esse sistema comunista, seria a reação ao sistema capitalista. Ele defende o intervencionismo social (o que não haveria necessidade mais no comunismo pois as pessoas já teriam aceitado), distribuição da produção, domínio da classe proletária, etc.
É como aprender a dirigir. O socialismo seria os exames para tirar a carteira de trabalho, o comunismo seria dirigir.
+1 voto
respondida por Bronze (20,1K pontos)
Socialismo seria o primeiro estagio e o Comunismo o ultimo.

Sobre o Socialismo, recomendo esses 2 videos:



Comaração entre os 2:
+1 voto
respondida por Prata (36K pontos)
editado por
Vou lhe explicar o que seria o comunismo. O comunismo zela o bem comum e Universal em sua definição, o método para se chegar ao conunismo é o socialismo. (Ponto, #fato).

Quem é adepto ao CONCEITO TEÓRICO, não prático, do comunismo vislumbra um ideal social e acredita este ser tangível. Vi um vídeo postado aqui e fiquei estarrecida porque o exemplo dado foi em uma sala de aula, válido o método de análise, mas PECA por ter referências negativas ou seja os alunos preguiçosos... A meu ver esse estágio INVOLUTIVO ocorreria, é fato que não deu certo nenhuma transição econômica para tal modelo, mas tal se reverteria quando a compreensão humana não tivesse como referêncial algo negativo, neste caso a preguiça em tirar boas notas, MAS EM um esfoço coletivo para entenderem que só juntos poderão alcançar a nota máxima, para que TODOS alcancem dez, daí haveria uma COOPERAÇÁO COLETIVA para um bem COMUM (daí o nome comunismo). Para que universalmente todos ganhassem a mesma nota 10.

É como em uma empresa dividida em partes que formam um todo: financeiro, RH, chão de fábrica, etc. Onde cada um faz sua parte para que o produto final tenha sucesso. Digamos a Iphone... imagine se seus funcionários resolvessem NÃO FABRICAR um chip, isso impactaria na cadeia de produção e o produto final não se concluiria causando assim um grande prejuízo financeiro. Isso significa pensar na empresa como todo, onde todos tem importância na finalização e venda de um produto até chegar ao seu consumidor. Assim TODOS TEM IMPORTÂNCIA dentro dessa empresa senão a coisa não anda. DAÍ  o lucro pelo sucesso de tudo seria repartido igualmente para TODOS que mesmo que fosse um simples soldador a soldar um carro em fabricação que seja, por exemplo.

É o mesmo que dizer: "coloque os políticos para serem atendidos em hospitais PÚBLICOS que a qualidade ira subir" porque serão tratados como IGUAIS ao povo. Ou "coloque os filhos de políticos em escolas públicas" que a educação teria maior qualidade por objetivar UM BEM COMUM E UNIVERSAL.

Agora, assim como ocorre na Bíblia, as pessoas já mataram em nome de Deus, vide Santa Inquisição, cruzadas... etc Jonh Lennon foi morto por dizer que era mais popular que Jesus.. A outra vertente também é verdadeira, matam cristãos até hoje por se dizer cristãos a depender da localidade. E no próprio meio Cristão, com suas diversas denominações, cada um interpreta a Bíblia a seu bel prazer. Assim o vejo algumas definições a cerca do comunismo. sendo que NINGUÉM PENSOU NO COMUNISMO PARA LEVAR A POPULAÇÃO AO RALO NÃO,  foi assim pensado para que INTERESSES INIVIDUAIS DE LUCRO NÃO SE SOBRESSAÍSSEM AO BEM COLETIVO.

Mas o que se vê é o inverso disso, as pessoas se dizem a favor de um sistema apátrida, criando isolmento regional, nacional ISSO NUNCA FOI PENSAR NO COLETIVO, no BEM COMUM DA NAÇÃO. A manira que utilizam-se isso para perpetuação do poder e migrarem para sistemas ditatoriais, totalitários usando o nome do comunismo é torpe, corrompido.

Mas lhe digo que o problema maior está na população. Nenhum sistema estaria ruim, se não fosse a tendência humana ao mal. Até o capitalismo seria ideal e perfeito se as pessoas não se corrompessem e tivessem como ideal o justo, o bem coletivo.
0 votos
respondida por Prata (34,6K pontos)
Não sei
Tô aprendendo com a resposta dos outros users
0 votos
respondida por Prata (37K pontos)
olha nem tento saber
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...