+5 votos
18 visitas
perguntado atrás em Política, Leis e Sociedade por Bronze (10,1K pontos)
fechada atrás por
Como manter uma boa arrecadação para conduzir projetos estratégicos e vitais pelo Estado, sem que isso continue prejudicando tanto a produção e a geração de riquezas?

E como você consideraria corrigir Estados superavitários pagando e muito, por Estados deficitários?

Acha que o federalismo decentralizado, poderia ser uma boa alternativa?
fechada com o comentário: ......

2 Respostas

+2 votos
respondida atrás por Bronze (23,9K pontos)
selecionada atrás por
 
Melhor resposta
O Governo têm que cuidar do que é básico: saúde, educação e segurança pública. O resto deve ser entregue a iniciativa privada.

Redução de impostos para pessoas físicas e jurídicas, desburocratizações, desregulamentações e um federalismo centrípeto seriam boas opções.

Um servidor público federal, ganha em média 67% mais que seu equivalente da iniciativa privada. Cerca de 71% dos juízes recebem acima do teto. O Brasil gasta mais com servidores públicos em relação ao PIB que Estados Unidos, França e Portugal.

Não é possível que tantas pessoas vivam mal para sustentar os privilégios de poucos...

Abraço.
+2 votos
respondida atrás por (518 pontos)
editado atrás por
Eu acho que deveríamos, na verdade, trocar o Federalismo pelo Estado unitário. Isso não é a solução para todos os problemas do Brasil, mas temos uma federação amarrada, em que as leis dos estados membros pouco mudam ou diferenciam o estado de coisas estabelecido pela União. É de quase nenhuma utilidade e cara. Além desse ponto que você apontou, má distribuição da arrecadação, temos também que a Federação gera uma multiplicidade de órgãos arrecadadores e um sistema em que a arrecadação deve ser distribuída depois, o que gera custo - a parte gasta para se administrar a arrecadação seria bem menor, além da possibilidade de divisão regional justa e menor necessidade de cargos públicos dispendiosos. Estaria, também, eliminado o problema da guerra fiscal do ICMS. Mas a nossa constituição não permite essa alteração. Seria necessária uma nova Constituição!

Perguntas relacionadas

+11 votos
12 respostas
+10 votos
3 respostas
+7 votos
4 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...