+7 votos
36 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por Prata (27,1K pontos)
fechada atrás por

Em 1951, foi ratificada pelo Congresso dos EUA a Vigésima Segunda Emenda da Constituição que tinha sido aprovada em 1947. Desde então nenhuma pessoa pode ocupar o cargo de presidente dos EUA mais que duas vezes.(embora possa ser vice-presidente)

Antes desta aprovação, não existia tal limitação, tanto que Franklin Delano Roosevelt se manteve no poder de 1933 até 1945, sendo o único presidente a cumprir três mandatos. Ele chegou a vencer sua quarta reeleição mas morreu três  meses antes de assumir o mandato

Seria algo bom para nossa democracia a alternância do poder?

fechada com o comentário: Respondida

6 Respostas

+1 voto
respondida por Prata (36,3K pontos)
selecionada atrás por
 
Melhor resposta
Sou contra a perpetuação do poder que a meu ver é uma mini soberania ditatorial legalizada. Gosto da alternância do poder e do pluralismo partidário de forma a haver a descentralização do poder a uma legenda ou uma personalidade. Dessa forma comungo da ideia de se restringir a quantidade de candidatura de uma pessoa. Dois mandatos é o suficiente, principalmente para renovação política. Ainda assim tem essa questão da indicação de cargos ainda que o político não seja elegível que permite aí auxiliar na gestão e não encerrar a carreira caso o politico tenha qualificação para permanecer.
comentado por Prata (27,1K pontos)
E eu acho que para vereador, deputado e senador, a cada dois mandatos consecutivos, eles deveriam ficar um de fora, como é atualmente para presidente, governador e prefeito.

Você acredita que no estado que eu morava, têm um deputado estadual que está no 13º mandato consecutivo? Foi reeleito este ano, e é o recordista no Brasil.
comentado por Prata (36,3K pontos)
Apoio isso também, isso evitaria, por exemplo, de entranhar a corrupção de forma organizada e estruturada como ocorreu na gestão do PT e que causou essa revolta.

Eu não sabia desse record de 13º mandato... Veja como  cada pessoa , região percebe as questões políticas de forma diferente.


grata pelo comentário
boa tarde
+1 voto
respondida por Prata (38,9K pontos)
Sim deveria
+1 voto
respondida por Bronze (13,5K pontos)
Acho que não, porque na democracia é povo quem escolhe
Podendo reeleger ou eleger, meu verso aqui acolhe
comentado por Prata (27,1K pontos)
Têm um candidato a deputado no estado que eu morava - e que foi reeleito este ano - o cara já está no 13º mandato consecutivo. É o recordista de mandatos no país.
comentado por Bronze (13,5K pontos)
Caramba!
+1 voto
respondida por Ouro (62,2K pontos)
Não sei Peregrino, vamos supor que algum por um milagre faça uma revolução no Brasil e transforme o pais numa potencia, um pais de primeiro mundo, já pensou o cara não poder mais se eleger por causa da restrição?
Se foi isso mesmo que entendi rs
comentado por Prata (27,1K pontos)
Mas ele pode eleger o seu candidato. Já pensou um Lula eternizado no poder? Deus nos livre disto.
comentado por Ouro (62,2K pontos)
Deus me livre, pé de pato mangalô três vezes rs
+1 voto
respondida por Bronze (16,7K pontos)
Apoiado!
Um bom presidente precisa ter um bom partido,  se o cabra for bom, ele é reeleito e depois é só trocar 6 por meia duzia e a progresso e o crescimento continuarão!
Abrs
Galoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
+1 voto
respondida atrás por Cobre (5,7K pontos)
editado atrás por
Eu acho que deveríamos tornar ao status de antes do governo FHC: não há reeleição para mandato consecutivo. Isso forçaria o brasileiro a olhar para os partidos, ponto em que o nosso eleitor ainda falha muito, já que, se gostasse do governante que está saindo, deveria votar no sucessor que este mesmo indicasse. Agora, a restrição estadunidense a dois mandatos é muito cruel. A alternância e a impossibilidade de uma longa dinastia semi-imperial sao suficientemente realizadas pelo fim da reeleição, uma solução mais próxima de nossa história.

Perguntas relacionadas

Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...