+10 votos
98 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por Ouro (57,8K pontos)

13 Respostas

+5 votos
respondida por Bronze (24,2K pontos)
Nazismo, fascismo e comunismo são regimes coletivistas, o contrário da direita que é individualista. O fascismo têm um controle estatal indireto da economia, o socialismo direto.

A própria palavra fascismo vem do "fascio", um termo que designava um machado do período da Roma Antiga, chamado pelos romanos de "fasces". Era um machado cercado por feixes de madeira, e servia para mostrar como unidos estes feixes eram fortes, ou seja, os feixes eram as pessoas. Um símbolo de poder do coletivismo.




Beijos e boa tarde Cacau!!
comentado por Ouro (57,8K pontos)
beijos Peregrino, ninguém melhor que vc para responder essa pergunta. S2
+2 votos
respondida por Prata (32,8K pontos)
Sei lá eu sou do centro
comentado por Ouro (57,8K pontos)
kkkkkkkkkkkkkk
+2 votos
respondida por Bronze (18,7K pontos)
Esquerda.
É como se fossem 2 irmãos gemêos, foram criados pela a mesma mãe e a unica coisa q muda são detalhes.
+2 votos
respondida por Bronze (14,9K pontos)
depois que o mestre Peregrino responde, nos reles mortais só temos que aplaudir

Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap, Clap, clap,


abrs Cacau
Galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
comentado por Ouro (57,8K pontos)
Pois é ... rsrs
Nosso Pro.
+2 votos
respondida por (4K pontos)
Sei la.
Os esquerdistas acusam o fascismo de ser de direita,já os direitistas acusam o fascismo de ser de esquerda.
Prefiro chamar de "terceira via" mesmo
+2 votos
respondida por Cobre (6,4K pontos)
As pessoas confundem muito direita e esquerda com autoritarismo e libertarismo. Mas antes vale dizer que nenhum extremismo é bom, seja extrema direita, extrema esquerda, extremo autoritarismo ou extremo libertarismo.

Só conceituando. Os conceitos de direita e esquerda referem-se a ECONOMIA, a direita defende que o Estado não deve intervir na economia, e que deve existir livre concorrência, baixos impostos e defende privatizações, enquanto a esquerda defende um Estado influente na economia, que cobre altos impostos sobre grandes fortunas e defende que exista um monopólio estatal. Já autoritarismo e libertarismo referem-se as LIBERDADES INDIVIDUAIS, um Estado autoritário é contra a liberdade de expressão, contra a legalização das drogas, contra o aborto, feminismo, a questão dos LGBTQ+, etc, enquanto o Estado libertário defende a descriminalização de tudo isso.

Sobre o fascismo, isso causa discórdia inclusive entre os historiadores, há quem diga que é de extrema-direita, outros que é de esquerda, outros que é mais centralizado e outros que é uma terceira via. O fascismo tem influência de lados antagônicos, se baseia em ideais conservadores mas ao mesmo tempo anticonservadores, em ideais nacionais e ao mesmo tempo supranacionais. Segundo o próprio Benito Mussolini, o fascismo está sentado à direita, mas que poderia estar sentado na montanha do centro, porque eles acreditavam que essas classificações que eu citei no parágrafo acima eram vazias e sem sentido. Nem se preocupe que você não é a única com essa dúvida, nem os fascistas italianos sabiam se classificar como direita ou esquerda, eles se classificavam como uma terceira via.
comentado atrás por Prata (44K pontos)
Me vai desculpar Taylor, mas Direita, também, faz referencia ao tradicionalismo=conservadorismo=autoritarismo(quando for ultra-direita). Existe a direita-económica(liberal, individualista, capitalista) e a direita-política-sócial.

Os nazis eram fascistas. Indiscutivelmente. Eles tiraram sua ideologia dos fascistas da Itália, onde ambos emergiram como uma reacao á esquerda. A direita italiana, apanhada no pensamento do século XIX, nao pode enfrentar a explosao na organizacao da esquerda.

Mussolini nos dá a primeira plataforma fascista: superioridade nacional / racial, rearmamento e expansao e consolidacao do capital.

Fascismo e esquerda sao dois completos opostos.
comentado atrás por Cobre (6,4K pontos)
Antigamente realmente a direita e esquerda eram utilizadas para conceitos político-sociais, mas hoje, por causa de inúmeras ideologias (nazifascismo, socialismo, comunismo, social-democracia, liberalismo, neoliberalismo, anarquismo, nacionalismo, ambientalismo, libertarismo, etc) utilizamos outra linha. É como se fosse um gráfico. Recomendo este vídeo:

comentado atrás por Prata (44K pontos)
Tem razao que na atualidade os termos estao manuseados e distorcidos. Mesmo nao está mal lembrar a origem real de cada um. Afinal agora se inventa "movimento" para tudo, confundindo a gente.

Obrigado pelo vídeo, vou assistir. :)
+1 voto
respondida por Bronze (10,6K pontos)
De esquerda.
comentado por Ouro (57,8K pontos)
Sim ... :)
+1 voto
respondida por Ouro (60,9K pontos)
Sou da lateral direita. kkkkkkkkkkkkkk
comentado por Ouro (57,8K pontos)
rsrsrsrs que maravilha,
comentado por Ouro (60,9K pontos)
Combinamos bem nas ideias, eu sei disso!!!
comentado por Ouro (57,8K pontos)
Praticamente 99% rs
+1 voto
respondida por Platina (86,7K pontos)
É de extrema esquerda já que nesse caso tudo pertence ao governo.
Já os governos de direita são liberais e o governo não tem tanta influência sob as empresas privadas e as relações comerciais.
Bjs.
comentado por Ouro (57,8K pontos)
perfeito Mi.
+1 voto
respondida por (3,9K pontos)
O que  podemos avaliar é que "não se fazem mais fascistas como antigamente", nem comunistas. Todos se disfarçam.

A coisa está tão embaraçada que não é possível dizer que o PT é um partido de esquerda, nem que o comunismo da China é tão comunista quanto foi o de Mao. Quais serão os passos evolucionistas da Coreia do Norte?

Por isso alguns partidos no Brasil ficam nessa indecisão como o Papa Pio XII entre Hitler e Stalin.

Guardadas as proporções, guardemos as proporções desproporcionais que mudam com tempo e só as ações de governo dirão a direção para a qual caminharemos.

comentado por Ouro (57,8K pontos)
Espero que seja de direita.
Sou eu ali sentada rsrs
comentado por (3,9K pontos)
Vamos torcer para que essa ponte sobre o abismo não se rompa.
comentado por Prata (44K pontos)
Se disfarcam os "neo-fascistas" porque todos estao no centro...um pouquinho daqui, um poquinho de lá...Só basta com ver os neo-fascismos na Europa. Marine Le Pen, nacionalista direitosa(populista),mas com um programa económico de esquerda.

Bolsonaro um populista de direita, nacionalista, anti-sistema, anti-politica. Dizem que seu programa económico é liberal com um Estado "leve"...quero ver si será assim, duvido muito. Direta ou indiretamente controlará a economia. Lembre-se que, se bem o economista dele é de corte liberal, ele também está cercado de ex-camaradas do Exército ,com um enorme sentimento nacional-estatal-protecionista. Quero ver si o economista será tao liberal assim....
+1 voto
respondida por Prata (31,8K pontos)
editado por
O vídeo cometeu um erro: confundiu direita e liberalismo. O liberalismo não é defendido por toda direita e alguns ainda criticam o individualismo.
Existe a direita nacionalista (fascismo: nacionalista), anti-liberal (fascismo: anti-liberal), autoritária (fascismo: autoritário), totalitária (fascismo: totalitário). Inclusive o próprio Mussolini se considerava de direita.
É claro que várias características atribuídas ao fascismo são de esquerda, assim como existem as que são de direita. O fascismo foi um movimento diferente de tudo, foi uma terceira ideologia.
Quanto à classificação de direita e esquerda, esta é subjetiva. Ela sofreu várias transformações desde que esses termos surgiram, muitas incompatíveis umas com as outras. O espectro de ideologias é vasto demais para colocá-las em 2 caixas, haveriam divergências dentro das próprias caixas.
+1 voto
respondida por Prata (32,5K pontos)
Acho que é PT
0 votos
respondida por Prata (44K pontos)
Eu acho que alguns users estao confundindo conceitos.

Confundem o fascismo com o totalitarismo.

O totalitarismo pode haver de direitas ou esquerdas, e de intensidade variada, é claro.

O fascismo é um TOTALITARISMO DE DIREITA "HISTÓRICO". Mas na atualidade nao procura á direita nem a esquerda, senao que AO CENTRO. Se poderia dizer a toda luz que o fascismo moderno é O EXTREMO-CENTRO.

Quando digo que o fascismo foi um totalitarismo de direita "histórico" na verdade, para ser justos, o fascismo em si mesmo nao busca  para a direita ou para a esquerda, mas por várias questoes ideológicas, seus principais suportes serao encontrados, ironicamente, na sociedade mais "conservadora". Devemos também diferenciar que o conservadorismo é diferente dependendo do tempo em que nos colocamos: o que é agora conservador era progressista há alguns anos atrás.

Em princípio, é uma ideologia anti-sistema, onde o povo é exaltado, que formam uma nacao. O seja= NACIONALISMO; algo próprio da Direita, daí que vem a ligacao de fascismo-direita.

O fascismo NAO pode ser de esquerda. Como o Stalinismo (um totalitarismo de esquerda), nao pode ser de direita.




Boa noite.

Perguntas relacionadas

+6 votos
3 respostas
perguntado 18 Fev em Política, Leis e Sociedade por Defensor (1,8K pontos)
+9 votos
11 respostas
+9 votos
7 respostas
perguntado 8 Set, 2017 em Política, Leis e Sociedade por Mađ♪ Bronze (19,1K pontos)
+8 votos
7 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...