+9 votos
43 visitas
perguntado atrás em Religião e Espiritualidade por (339 pontos)

Se possível isole a fé de seu parecer.

6 Respostas

+1 voto
respondida atrás por Ouro (69K pontos)
Tá.. vamos falar sobre a força da linguagem :
- Todo mundo tá participando da brincadeira do ¨oscar gloove ¨
TODO MUNDO? Não .. as pessoas DAQUI
--------------------------
pensando na barreira linguística é fácil supôr q sua avó, não entenderia todas suas gírias e linguajar coloquial ...

MANTENDO esta premissa:
Se em uma geração de poucas décadas, já existe discrepância imagine a muito mais tempo e em outras linguas.

ACHO EU, q o temo dilúvio não deve de ser interpretado ao pé da letra ( q todo globo terrestre foi inundado, isso provavelmente não aconteceu... o planeta nem dispôe de tanto hidrogênio assim, para o nível da água ser superior a montanha mais alta ..racharia o planeta e explodiria kkkkkkkkkk )

o ¨MUNDO¨ alagado seria aquilo tido como ¨MUNDO¨ para eles ( várias regiões da terra sofreram alagamentos )
UM CASAL de todo animal existente ... tbm seria impossível, a Arca precisaria ser do tamanho de São paulo kkkkk

Eu visualizo a ARCA e o DILÚVIO, mais como algo a ser iNTERPRETADO como a fé do homem em obedecer os desígnios de Deus...
comentado atrás por (339 pontos)
É também como penso, mas com as ferramentas que temos hoje, seria mais fácil descobrir a origem desse mito bíblico e trazê-lo ao tamanho exato da narrativa original.  Esse é o escopo da pergunta.
+1 voto
respondida atrás por Prata (39,4K pontos)
Eu nao creio. Mas eu penso que quem acredita o seguirá fazendo. Afinal tamos falando de um dogma, "uma história", mitologia. Quem acredita o faz desde a fé, nao desde o razonamento lógico. Entao..."tanto faz"...
comentado atrás por (339 pontos)
Há muita gente boa, que, a despeito da fé continua buscando fontes na arqueologia e na história. A fé fica estocada para os momentos apropriados, para estudar, deixam a fé de lado, senão não se prossegue.
+1 voto
respondida atrás por Cobre (5,8K pontos)
Olá Paul Emic

A realidade de mundo, daquele tempo, é diferente da nossa.
Até bem pouco tempo não sabíamos que existiam determinadas tribos na amazônia.
Então imagino que deve ter havido algum tsunami que devastou grandes áreas.
Sabemos hoje que os animais sentem bem antes que a gente estes fenômenos e fogem.
Então também imagino que as pessoas que sobreviveram observaram o comportamento dos animais e também fugiram para as colinas.
Não penso nisso não... então nem tenho ideia mais apurada pra te responder.
:)
comentado atrás por (339 pontos)
Sim. Mas os tempos novos trazem novas condições de pesquisa.
comentado atrás por Cobre (5,8K pontos)
Paul, eu sei que é através do passado que conseguimos entender nosso presente, mas este tipo de assunto (bíblico) não me "brilha os olhos" e pouco pesquiso a respeito.
Mas... se você é um buscador ou um entendedor, já te coloquei nos favoritos para te seguir e ver as novidades. Todo conhecimento é valido!!
;)
+1 voto
respondida atrás por Bronze (14,6K pontos)
Eu já procurei sobre isso em sites. Mas não acho muitos sites confiáveis. Acho blogs de pessoas que claramente querem desmoralizar a bíblia, e blogs de pessoas que querem enaltecer a bíblia. Não curto isso. Prefiro algo imparcial que me deixe deduzir.

Pelo o pouco que já li sobre, diz-se que várias religiões falam de um dilúvio aparentemente de um mesmo período de tempo. Com isso, deduzo que pode ter havido um grande dilúvio há muito tempo atrás, e cada um credita ao seu Deus.

Lambrando que, naquele tempo, havia-se menos pessoas que hoje, é muito mais água que hoje. Se hoje há inundações, não me surpreenderia ter tido chuva tão grande quanto a dita na bíblia, a ponto de fazer com que os mares, rios, lagos, inundasse por um tempo, já que a água era em abundância.


Já li sobre que alguns estudiosos acreditam que um dia houve uma grande Chuva. Não sabem se hm dilúvio, afinal já faz milhares de anos. Mas uma chuva tão forte que mudou a geografia ou hidrografia do mundo.
comentado atrás por (339 pontos)
Complicado!
+1 voto
respondida atrás por Prata (30,1K pontos)
Não tenho opinião formada.
comentado atrás por (339 pontos)
Desta vez está perdoado!
0 votos
respondida atrás por (1,8K pontos)
Todas as principais culturas dos 5 cinco continentes possuiam relatavam alguma forma de dilúvio global.

Eu precisaria de muita fé para negar tal evento e atribuir seus relatos em toda a cultura mundial a coincidência. Como você pediu para isdolarmos a fé, a evidência fica ainda mais clara.
comentado atrás por (339 pontos)
Entendo que há uma fonte. Hoje com o ferramental que temos, seria possível descobrir a origem desse evento mitificado na Bíblia e que causa tanto deboche pelos céticos.  Esse é o escopo da pergunta.
comentado atrás por (1,8K pontos)
editado atrás por
Então a pergunta foi mal formulada. De todos os relatos, a Bíblia contém o mais simples e coerente. É a única que relata uma embarcação com dimensões coerentes para a flutuabilidade, o ano do dilúvio, um tempo de precipitação das águas suficiente para tal evento catastrófico, tempo suficiente para que as águas baixassem, etc.

E eu falo do ponto de vista histórico, e não da fé. Nos relatos pagãos, a embarcação era cúbica, e não resistiria a aguás furiosas; também regisdtram que as águas subiram em 7 dias e baixaram em 1, o que é um grande absurdo. Além disso, há um forte traço de realismo bíblico porque registra que Noé pecou, enquanto nos outros relatos o herói era exaltado e recebia a imortalidade.

"No antigo Oriente Próximo, a regra é que os simples relatos ou tradições dão origem (por acréscimo e embelezamento) a lendas elaboradas, mas não o contrário. No antigo Oriente, as lendas não foram simplificadas ou transformadas em pseudo-histórias ('historicizadas') como foi sugerido em relação ao início de Gênesis."
(Kitchen, K. A. Ancient Orient and the Old Testament. Chicago: Intervarsity, 1966, pág 89.)

Se houve uma mitificação, certamente esta não ocorreu na Bíblia rsrs.
comentado atrás por (339 pontos)
Sim houve mitificação porque só o fato de dizer que pelo menos um casal de animais de toda Terra foram salvos, já é mito. Isso cientificamente é impossível, a não ser que se admita que surgiram novas espécies "do nada".

Repito a pergunta porque acho que o Sr. não entendeu: "Que significado tem o mito do dilúvio e, qual teria sido sua origem física?. Teria sido uma grande inundação da mesopotâmia? quando? um cataclismo com histórico geológico? Quereria ele, biblicamente,  representar uma das grandes extinções biológicas em massa mal compreendidas pelos homens rudes, incultos e primitivos?" É isso. Não complique com explicações da fé, porque só atrapalham. Só fanáticos e fundamentalistas lançam mão desse artifício.

Perguntas relacionadas

Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...