+7 votos
58 visitas
perguntado em Educação por Bronze (22,1K pontos)
editado por

Estamos no mês de Setembro, o mês da prevenção ao suicídio.

Nove em cada dez suicídios poderiam ser evitados se a pessoa tivesse recebido ajuda a tempo. Muitas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem que podem pedir ajuda e dividir o que sentem com alguém.

Comparado a outros países, o incidente de suicidio é baixo, ainda assim é a quarta causa de morte entre os jovens. Cerca de 830 brasileiros buscam a morte todos os dias.

Fonte: cvv.org.br

6 Respostas

+2 votos
respondida por Prata (32,8K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Triste é ver muita gente banalizando o tema, evitando que as pessoas que realmente precisam de ajuda sejam ajudadas. Ou tirando nossa sensibilidade, até eu já recebi trote de pessoa que para se divertir figiu ter algo e dizia "vou morrer e estarei lá nas estrelas" ou coisas do tipo. No yahoo haviam pessoas que diziam que "quem quer se suicidar não fica fazendo propaganda"  Ou " É mentira... é troll"  e aí a gente ajuda (um suposto suicida) e a pessoa rir da nossa cara e vai atrás a dar apoio a quem ria  da cara de tal (na dificuldade)... Aquela que diz "eu me importo, eu ajudava" e na verdade não faz NADA, não FAZIA NADA, fala porque acha bonitinho e ético. Se as pessoas fossem realmente propícia a não ter malícia, a não ser sádica, a falar para não viver apenas de teoria mas sim da prática... sem ser omissa (o) o mundo seria melhor...


Se realmente quiséssemos que a violência acabasse, que a política realmente desenvolvesse a  nação e ajudasse as pessoas... SERVIÇO PÚBLICO é um ato de SERVIR AS PESSOAS mas geralmente nos importamos sem fazer nada... Muito legal esse POST de conscientização, é uma ação, é algo para dizer ao menos em um mês que façam algo porque é um mês de campanha contra o suicídio, VAMOS VALORIZAR A VIDA,  nos importarmos com as pessoas...

Essas campanhas são para conscientização, para sacudir a sociedade a respeito de coisas sérias. Isso agrega... Uma postagem a respeito de uma triste realidade mas que traz  uma mensagem positiva: quando ajudamos efetivamente uns aos outros reduzimos os problemas, temos a vontade de VIDA e compreendemos que coisa mais bela e rara é existir... experiência e SENTIR uns aos outros, de coração aberto, sermos solidários a buscar um mundo melhor..
comentado por Bronze (22,1K pontos)
Algumas pessoas acreditam que a pessoa que faz "propaganda" que vai suicidar não o faz. Isto na verdade é um engano, muita gente dá sim sinal.
comentado por Prata (32,8K pontos)
Também acho que fazem mesmo... Por isso a importância dessa campanha. Eu me sensibilizo muito com esse tema eu não consigo entender o porquê que algumas coisas acham que resolve as coisas assim.. não resolve.
comentado por Prata (32,8K pontos)
Grata...
+5 votos
respondida por (3,1K pontos)
Esse é um tema que deve cada vez mais estar na pauta das discussões sérias. (visando a vida sempre)

Moro numa região do Paraná onde esse índice é campeão(infelizmente) proporcionalmente.

Idosos, aposentados, homens agricultores e agora adolescentes estão tirando a vida.

Menina de 13 anos tentou se enforcar. Foi salva mas está vegetando agora, pois afetou o cerebro (falta de oxigenação) menina linda.
Nas escolas estão se cortando com estilete, em partes do corpo que ficam escondidas...

Então diante disso, sim devemos falar sobre o assunto, e combater publicações de mau gosto onde se mostram até titulos de livros, com detalhes sobre tecnicas de suicidio.

Vida sempre, e em abundância.
+3 votos
respondida por Bronze (13,2K pontos)
Seu Pere,
Quando o suicídio é posto em pauta,ainda mais nos tempos atuais,ele expõe uma parte do fracasso  do Estado e da sociedade como um todo.
Quando uma menina de 13 anos resolve tirar sua vida pelo excesso de bullying ,há uma série de perguntas sem respostas desde como a instituição permitiu o assédio em suas dependências, por que não fez nada ou não preveniu.
E quando outra tira a vida por não ser bela o bastante como na Inglaterra há tempos atrás ,ela desmascara a imposição imoral e patética de um padrão de beleza a todas as pessoas no planeta.E ai a casa cai ,pois dá muito lucro dizer que somos imperfeitos e precisamos nos desrespeitar , negar tudo que somos afim de se "enquadrar".
O ser humano é o único animal que nasce diferente e quer morrer igual.
+2 votos
respondida por Cobre (6,8K pontos)
Olá!
Atualmente este tabu teve que ser derrubado a machadadas.
O suicídio sempre existiu em índices que considerávamos estáveis (sempre foram muitos os casos), porém os índices atuais são alarmantes.
Problemas de família (ou da falta dela), desamor, egoísmo, ignorância e etc são fatores que contribuem para a dor pessoal.
Para ocorrer o suicídio é preciso que a dor psicológica chegue a níveis extremos, inalcançáveis às vezes até por terapeutas, familiares etc.
Os "empoderamentos", direitos humanos, estatutos erroneamente lidos e interpretados, fizeram com que as pessoas baixassem o nível de tolerância, criassem maiores expectativas e consequentemente frustrações gigantescas.
O "passar a mão na cabeça", às vezes até sem merecimento, também leva a pessoa a não aguentar frustrações mínimas, importantíssimas para a formação de qualquer ser humano.
Minha geração passou por bullying sem saber o que era...rs. Tive apelidos diversos, problemas de aprendizagem numa escola católica com freiras intransigentes, paixões não correspondidas e blablabla e estou aqui porque tive uma boa formação, família acolhedora, amigos maravilhosos e um psiquismo bem trabalhado e bom. Mas isso não é qualquer um que tem. Como mencionei no início, a desestruturação familiar, a falta de apoio e o egoísmo (ou será hedonismo?) estão muito presentes em nossa sociedade.
Infelizmente também vou citar ideologias, que de uns anos pra cá trouxeram às mentes menos favorecidas utopias e uma cultura do mais baixo nível que já presenciei, fazendo com que, por imitação e desconhecimento, modificassem valores morais que, de certa forma, trouxeram alguns casos de suicídio.
Não tenho dados oficiais, não sou especialista na área de psicologia ou sociologia, estou dando apenas minha opinião.
Sei que os fatores são bem diversificados e alguns distantes dos que citei.
Mas... por conta da queda de barreiras da comunicação hoje temos mais informações sobre estes casos que vêm acontecendo não só na adolescência e idade adulta mas também (creia) na infância. E por isso, quebrou-se o tabu.
Torço para que, como tantos outros assuntos polêmicos (parafilias, por exemplo), o suicídio não venha a ser considerado normal, comum, corriqueiro e seja dada toda a atenção possível às pessoas com tamanho sofrimento.
:(
+1 voto
respondida por Prata (25,5K pontos)
Mestre Peregrino. O suicídio, a muito que deixou de ser tabu. Porém, temos que considerar que há dois tipos de suicídio. O suicídio "atabalhoado" cometido como "fuga" aos problemas quotidianos (essa forma de suicídio eu condeno veementemente).
Temos a Eutanásia, que também é uma forma de suicídio.!. Porém, essa forma de suicídio consentido eu aceito porque considero uma maneira digna de por fim ao sofrimento.
A Eutanásia na Europa, já tem vários países onde ela já é aplicada. Portugal já submeteu a Eutanásia a votação no Parlamento. Ela não foi aprovada por três votos; dois contra, e um de abstenção.
Eu penso que na próxima lesgislatura, a Eutanásia será aprovada para ser ministrada aos que a pedirem...
 (Gostava de saber sua opinião sobre isso. Mas, no meu caso, gostava de morrer como eu quisesse.)
Abraço
0 votos
respondida por Ouro (53,3K pontos)
editado por
A falta de compreensão e ajuda começa pela própria família.. Por ignorância a respeito do assunto e por falta de $$$, já q o Estado não trata e as clínicas particulares são caras.

O Estado não tem tratamentos decentes e eficientes para os depressivos, com problemas mentais , psicológicos, drogados, etc...q querem se curar. Encontram outro problema muito grave q é o abandono .

A educação, mentalidade do povo, exigindo do governo o q tem direito deve mudar ou só vai piorar.

Bom Dia, Peregrino !

Muito me dói ver jovens abandonados moral e psicologicamente, por vários motivos incluindo os preconceitos embutidos nas religiões.

Perguntas relacionadas

+7 votos
3 respostas
+11 votos
8 respostas
+12 votos
10 respostas
perguntado 26 Dez, 2017 em Família e Relacionamento por Ágatha Bronze (24,7K pontos)
+6 votos
8 respostas
perguntado 7 Ago em Curiosidade por Gato preto, de Beco Bronze (20K pontos)
+11 votos
15 respostas
perguntado 7 Ago em Curiosidade por Amaya♡♥ Ouro (63,7K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...