+8 votos
78 visitas
perguntado em Dúvidas no Gloove por Cobre (8,6K pontos)
fechada por
Vários novos recursos foram implementados sem nenhuma consulta aos usuários, outros são cada vez mais fúteis e sem nenhuma utilidade prática para um site de perguntas e respostas, entre os totalmente descartáveis, cito: Formatação de Texto, Perguntas mais Votadas, Contador de Visitas nas perguntas, modo anônimo (sério, não tenho nada contra, mas que só virou piada desde ontem, isso virou), Página Perguntas (poderia manter só Toda Atividade).

Sugestão - A criação de categorias específicas, como HQ e Animações, LGBT, Games, Futebol, Psicologia e outras.

Motivo: O site está muito parado, muitos usuários não encontram os assuntos que querem discutir e acabam não criando vínculo algum com o espaço, muitas vezes não queremos falar sobre muitos assuntos diferentes, em alguns momentos queremos apenas falar sobre um determinado assunto sem que isso fique cansativo. Lembro de ter postado exatamente 8 perguntas com o tema depressão e suicídio (algo totalmente comum para Psicologia e Saúde Mental, categorias as quais eu participava no Y.R), cheguei a ser xingado de idiota e imbecil, além de receber MP com frases como: "Você só fala disso, se quer se matar vai logo"... O irônico, é que postei 570 perguntas com minha primeira e essa conta, apenas 8 tiveram esse tema, representando exatos 1.5% de todo o conteúdo que postei, entre 2.500 respostas, 1.200 comentários e 570 perguntas.

Quando participei do Yahoo! Respostas, cheguei a ficar no ranking semanal usando duas categorias, computando entre 1500 até 3000 pontos por dia, com uma conta a qual eu tinha 2000 perguntas sobre um único tema. Aqui eu nem arrisco mais a tentar falar sobre meus interesses, qualquer coisa que postei, já recebi mensagem dizendo que só falo disso, daqui a pouco vão querer que eu pergunte: "O que você comeu?", "Qual sua cor favorita?", "Qual usuário você quer o corpo nú?".

Pontos fortes da Sugestão: Maior vínculo dos usuários com o site, várias contas que hoje estão estagnadas em 500 pontos, 1000 pontos, teriam espaço para falar sobre seus interesses, criando motivação para participar diariamente. Penso chutando baixo, que o site ficará de 5 até 10 vezes mais movimentado do que é atualmente.

Pontos Fracos da Sugestão: Não encontrei, caso consiga pensar em algum, por favor fique à vontade.

Comentários Livres.
fechada com o comentário: Discussão final na pergunta: Recursos Sugeridos, Conclusão.

6 Respostas

+2 votos
respondida por Bronze (21,1K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
A página Perguntas nãooooo. É a que mais se usa para achar perguntas novas. Seria um retrocesso enorme tirar ela.

Formatação de texto? Pode tirar.
Perguntas mais votadas? Pode tirar.
Contador de visitas? Deixa um vazio quando sai..não tô brincando kk Fica.
Anônimo? Considerando apenas o que sei, tira.
Novas categorias e mais específicas? Simmmmm o/

Quanto às suas perguntas de temas pesados...deveria fazer. Expêriencias reais são melhores do que viver no utópico mundo dos unicórnios.
comentado por Cobre (8,6K pontos)
Tem apenas um defeito na página Perguntas, ela oculta rapidamente uma pergunta específica, já que podemos postar uma pergunta e outras 20 aparecem, jogando para a próxima página, hoje usamos ela porque o site depende exclusivamente desse movimento que ela promove.

Quanto aos recursos que citei, apenas considero eles descartáveis para um site de Perguntas e Respostas, porém não tenho absolutamente nada contra, por mim ficam todos, mas se a Equipe se deu o trabalho de colocar tantos adereços sem utilidade prática, por qual razão demoram tanto para tentarem algo realmente novo, relacionado ao conteúdo do site?

A Sugestão é só a segunda parte da pergunta.
comentado por Bronze (21,1K pontos)
Sim, mas é necessária. Acho que todo site de perguntas possii uma página de Perguntas recentes. Sem ela o site se torna praticamente um fórum de internet, que é um modelo bem pouco atrativo.
Quando eu (e acho que os outros também) posto uma pergunta gosto de receber respostas logo depois e em bom número. Sem a página de Perguntas não vão responder logo depois (o que diminui a aproximação entre usuários) e não haveria mecanismo capaz de colocar a minha pergunta em evidência (ela estará em igualdade com todas as perguntas já postadas no site). Pior ainda são users novos...chegam com dúvidas sobre o site e ficam sem respostas.

Eu sei...
Eu NUNCA precisei realmente do editor de textos. Até atrapalha...é bem menos prático pra se postar vídeos e imagens. Sem ele era só copiar e colar o link.
 
A página de perguntas mais votadas é até cômica. Entra ali e encontra perguntas de aniversário e concursos já passados (era de se esperar). Quem que vai responder isso hoje em dia?
comentado por Cobre (8,6K pontos)
Concordo, realmente funciona bem... A única questão é que também retirou a necessidade de especificar o tema, mesmo colocando uma pergunta na categoria certa, ela fica com o conteúdo como pergunta de tal usuário e não pergunta daquele tema, o que acaba com a credibilidade do site.

Porém é um bom recurso, não discordo em nada.

Quanto aos outros, realmente chega a ser piada a Equipe ter gasto tempo em criar recursos assim.
comentado por Bronze (21,1K pontos)
Seria interessante se fizesse como Yahoo e sugerisse a categoria indicada.
A não especificação do tema é resultado da falta de subcategorias. 90% do site deve ser da Cadê...as subcategorias atrairiam os outros.
Até porque o Space e o Yahoo tinham a página de perguntas recentes. O diferencial entre Gloove/Space e o Yahoo não era essa página...era a quantidade de usuários e categorias.
+2 votos
respondida por (805 pontos)
Minha sugestão: dobrar os pontos para escolha de MR, para incentivar o povo que não escolhe
comentado por Bronze (21,1K pontos)
editado por
Pontos não incentivam...
Talvez uma diminuição no limite de perguntas que podem ser feitas por usuário e a possibilidade de aumento o limite por MR escolhida.
comentado por Cobre (8,6K pontos)
Tenho uma sugestão para esse problema do abandono das perguntas, mas infelizmente pontos não fazem diferença, se você reparar, toda pergunta que posta você recebe 1 ponto por cada like, sendo assim, é mais fácil fazer pontuar perguntando do que respondendo, além de ganhar pontos extras por fechar a pergunta.

Vou elaborar a próxima sugestão sobre as perguntas abandonadas.
+1 voto
respondida por (4,3K pontos)
Só de discordo de algumas coisas, como o contador de visitas, o qual considero um pequeno detalhe que apesar de não ter grandes utilidades, é uma funcionalidade discreta que cumpre seu papel e não vejo motivos para tirar...

Quanto ao modo anônimo, penso que é melhor dar um tempinho para ver no que vai dar, eu por exemplo só vou reclamar quando eu tiver algum problema por causa dele, e reclamar do modo anônimo só significa pedir o fim dele em casos extremos, aqui o negócio mal nasceu e as pessoas estão tentando extinguir... Acho até grosseria com os donos do site...

No restante não discordo de nada, chega a ser absurdo você precisar contabilizar e criar porcentagens para explicar que as reclamações sobre os temas das suas perguntas não fazem sentido.
comentado por Cobre (8,6K pontos)
Sim, como relatei, são recursos descartáveis ou que não cumprem nenhum papel no crescimento do site, afinal o próprio Yahoo! Respostas entre 2006 e 2013, tinha média de 64 milhões de acessos por mês apenas no Brasil, sem nenhum desses recursos.

Quanto a usar porcentagem, realmente é triste, mas a realidade é essa, basta experimentar a tentativa de abordar um ou dois temas em 5 ou mais perguntas, para ver como será a reação.
+1 voto
respondida por Prata (26,1K pontos)
Sim verdade, um dia me dizeram que não tinha nada a ver eu postar receitas de comida, poderia ter uma categoria de Gastronomia  !
comentado por Cobre (8,6K pontos)
Qualquer tema específico alguém vai reclamar, um dia tentei abordar e usar Negócios e Finanças, na primeira pergunta tive 5 respostas, na segunda 2 respostas e na terceira nenhuma.

É como se o site só fosse movimentado por perguntas estilo Ask.Fm e nada mais, abordar e usar as categorias é quase um ato condenável aqui.

Concordo com a categoria Gastronomia.
+1 voto
respondida por Bronze (10,4K pontos)
Chihiro deixa te dizer uma coisa.
Entendo perfeitamente o que está relatando sobre as perguntas de suicídio.Nãi tenho mto tempo em sites de perguntas e respostas.Mas vi que é um péssimo hábito mto bem propagado , abandonar a prerrogativa da pergunta para atacar o autor em questão .Ou justificar com um ad hominem da vida.
Passei por isso no outro site.Mas criar categorias específicas só iria maximizar o problema.Pois iriam diretamente no user Suicida.
A moderaçào tem que apagar os comentários ofensivos e advertir sobre ofensas- minha opinião.
Discordo da formatação,pode ser uma ferramenta útil para alguns.
Creio que para aumentar o número de users deve ser fácil encontrar esse site ou seja
Assim que eu pessoa comum acesso o google,ao fazer uma pergunta ter como sujestão as respostas daqui.
E insisto na categoria de sexualidade .Mesmo que de fato banalize um pouco,há mtas dúvidas sobre o tema e com a ferramenta do anonimato poderão responder de forma mais tranquila.
comentado por Cobre (8,6K pontos)
Dorothy, não incomoda as ofensas ou uma pergunta não ser tão movimentada quanto uma que indaga: "Qual sua idade?", porém o simples fato de não poder especificar temas é entediante e acaba com nosso estímulo em participar do site.

Concordo com a categoria Sexualidade.

Acho que o site deveria testar 5 categorias específicas por duas semanas, para ver o resultado.
+1 voto
respondida por Cobre (7K pontos)
A criação de mais categorias realmente seria uma forma de acabar com esse monopólio de uma só (que é meio rasa), servindo de incentivo para se fazerem perguntas mais específicas e até mais relevantes. Por se tornar mais abrangente, poderia mesmo aumentar o movimento...
comentado por Cobre (8,6K pontos)
A ideia é justamente essa, apenas duas categorias do site em um ano, conseguiram um número maior que 2 mil perguntas.

Então não vejo problemas em arriscar categorias específicas e testar por duas semanas, garanto que vão ficar mais movimentadas que 90% das existentes.
comentado por Cobre (7K pontos)
Também não vejo nenhum. E até pelos motivos que deu mesmo, por exemplo, da LGBT (que sempre foi uma cat bastante movimentada no Yahoo) - com certeza muita gente, users novos e antigos, deixam de fazer certas perguntas por ainda não acharem um lugar mais "propício"...

Ninguém vai ter motivos de reclamar de qualquer pergunta, nem receio de fazerem, se tiverem as cat ideais. Até porque, terá gente perguntando/respondendo nelas e não haverá tanto contraste como acontece aqui (uma pergunta sobre suicídio ao lado de uma sobre a cor da cueca que tá usando).
comentado por Cobre (8,6K pontos)
kkkkkkkkkkkkkkkk

Perfeitamente!

O contraste até entendo porque teve gente que chegou me insultando gratuitamente, no dia em questão, a pergunta antes da minha era sobre sorvete e na mesma categoria. kkk :')
comentado por Cobre (7K pontos)
Kkkkkkkkkkkkkk

Perguntas relacionadas

Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...