+4 votos
45 visitas
perguntado em Política, Leis e Sociedade por (1,5K pontos)

NA ÉPOCA, CUBA ERA CAPITALISTA, NÃO COMPAREM COM A CUBA SOCIALISTA, QUE É A ATUAL.

Embora Cuba também demorou para abolir a escravidão, Cuba aboliu em 1886, ou seja, dois anos antes do Brasil ter abolido em 1888, enquanto todos os países vizinhos já haviam abolido há muito tempo, aqui ficou continuando, Haiti é o país mais pobre das Américas, foi o primeiro a abolir, Chile foi o primeiro país da América do Sul que aboliu, enquanto o Brasil foi o último país da América do Sul e das Américas também em ter abolido, por que demorou tanto tempo assim? Basicamente, foi quase no final do século 19, depois do Brasil, apenas países africanos foram abolindo, o último país a abolir foi a Mauritânia.

Agora tá explicado o porque do Brasil ser um país muito atrasado, se o Brasil tivesse abolido a escravidão muitos anos antes, talvez estaríamos melhores hoje em dia, mas 1888? Tarde demais essa data.

https://mundoestranho.abril.com.br/historia/qual-foi-o-ultimo-pais-a-abolir-a-escravidao/

3 Respostas

+1 voto
respondida por (4,3K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Vou tentar ser sucinta aqui porque se deixar escrevo e muito .
Cuba e Haiti tinham modelos de exploração parecidos , baseados na cana de açúcar (quando os espanhóis não achavam ouro , exploravam os recursos naturais até dizer chega .)
Mesmo o Haiti tentando seguir os moldes da Revolução Francesa tentando dar caráter popular , ele não conseguiu e acabou entregando o poder a elite .
No Brasil ainda havia muitos lucros por parte do regime monárquico que precisava "manter " a economia agroexportadora com mão de obra escrava . Se eles abolissem logo deixariam de ser sustentados pelos latifundiários , seria dar um tiro no pé.
A abolição foi fruto da união de vários fatores desde a pressão dos ingleses pelo fim e consequente livre comércio , até buscas sociais por parte dos abolicionistas e a República surgindo .
Bem eu acho que todo país que teve una colonização acabou com mta pobreza lá na frente sobretudo moral .
:/
comentado por (1,5K pontos)
Lamentável :/
comentado por (4,3K pontos)
Também acho , a culpa de toda essa bagunça na África é da Europa que tirou tribos unidas e aproximou as que estavam em Guerras , financiou uma série de crimes , enfim reclamam dos imigrantes africanos e eles mesmo que estragaram tudo .
comentado por (1,5K pontos)
Pois é, se eles não tivessem se metido nas tribos africanas e terem deixado eles em paz, nada disso estaria acontecendo hoje em dia, o que está acontecendo na Europa, é a consequência do que eles fizeram no passado.
comentado por (4,3K pontos)
Obriga pela melhor resposta ♡
+2 votos
respondida por (1,9K pontos)
Minha ideia é nervosa, é que a família real era preguiçosa

Tinham muita prepotência, o povo não aguentou e pediu independência
comentado por (1,9K pontos)
Gostei de ver, mas e aí, no Gloove Freestyle vai se inscrever?
comentado por (1,5K pontos)
Belas rimas, infelizmente não sei rimar rsrsrsrsrs
comentado por (4,3K pontos)
Pra começar você tem que tentar
E quando começar não vai querer parar
Haha
comentado por (4,3K pontos)
Como me inscrevo por favor
Bota ai meu nome Dorotéia Dulcinéia no tambor
comentado por (1,9K pontos)
Gostei da improvisada, as inscrições abrirão na sexta agora, fique ligada

Se qualquer coisa ocorrer, lhe mando por MP
+1 voto
respondida por Cobre (6K pontos)
E o Brasil "aboliu" a escravidao entre aspas! Aboliu nos papeis mas o tráfico e o trabalho escravo continuou por + alguns bons anos até realmente ser """"erradicado""" (mais aspas pq bem sabemos q até hj existe gente trabalhando em condições análogas a escravidão , até crianças)... Acho q foi daí q surgiu a expressão "lei pra inglês ver".
comentado por (1,5K pontos)
Exatamente, foi isso mesmo, "lei pra inglês ver", ou seja, estavam enganando os ingleses, até que os ingleses foram intervir e não deixar mais navios negreiros a chegarem no Brasil.

Perguntas relacionadas

Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...