+7 votos
49 visitas
perguntado em Religião e Espiritualidade por Ouro (60,5K pontos)

De salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma, pela qual a alma se livraria de uma ameaça eterna.

7 Respostas

+2 votos
respondida por Prata (26,4K pontos)
Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deverá ter a verdadeira fé cristã. Aquele que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem dúvida perecerá eternamente.

E a verdadeira fé cristã é esta: que honremos um único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade, não confundido as pessoas nem dividindo a sustância divina. Pois uma é a pessoa do pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo; mas o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus, iguais em glória e majestade eterna.

Qual o Pai, tal o Filho, tal o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.

O Pai é incomensurável, o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável. O Pai é eterno, O Filho é é eterno, o Espírito Santo é eterno.

Contudo, não são três Eternos, mas um único Eterno. Do mesmo modo, não três Incriados, nem três Incomensuráveis,
mas um único Incriado e um único incomensurável.

Da mesma maneira, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso; contudo, não são três Todo-poderosos, mas um único Todo-poderoso. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; todavia, não são três Deuses, mas um único Deus.

Deste modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; entretanto, não são três Senhores, mas um único Senhor.
Visto que, segundo a verdade cristã, nos importa confessar cada pessoa por sua vez como sendo Deus e Senhor, é-nos proibido pela fé cristã dizer que há três Deus e três Senhores.

O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado. O Filho provém apenas do Pai, não foi feito, nem criado, mas gerado.
O Espírito Santo não foi feito,nem criado, nem gerado pelo Pai pelo Filho, mas deles procede.

Logo, é um único Pai, não são três Pais; um único Filho, não três Filhos; um único Espírito Santo, não três Espíritos Santos.E nesta Trindade nenhuma pessoa é anterior ou posterior, nenhuma maior ou menor, mas todas as três pessoas são coeterna e iguais entre si; de modo que, como foi dito, em tudo seja honrada a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade.

Portanto, quem quiser ser salvo, deverá pensar assim da Trindade. Entretanto, é necessário para a salvação eterna crer também fielmente na humanação de nosso Senhor Jesus Cristo.

Esta é, portanto, a fé verdadeira: crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus e Homem. É Deus da substância do Pai, gerado antes dos tempos, e Homem da substância de sua mãe, nascido no tempo; Deus perfeito e Homem perfeito, subsistindo em alma racional e carne humana.
Igual ao Pai segundo a divindade e menor do que o Pai segundo a sua humanidade. Ainda que é Deus e Homem, nem por isso são dois, mas um único Cristo. Um só, não pela transformação da divindade em humanidade, mas mediante a recepção da humanidade na divindade. É, de fato, um só, não pela fusão das duas substâncias, mas por unidade de pessoa. Pois, assim como corpo e alma racional constituem um único homem, Deus e homem é um único Cristo, o qual padeceu pela nossa slavação, desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos. Subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
E quando vier, todos os homens hão de ressuscitar com os seus corpos e dar contas de seus próprios atos, e aqueles que fizeram o bem irão para a vida eterna, mas aqueles que fizeram o mal, para o fogo eterno.

Esta é a verdadeira fé cristã. Aquele que não crer com firmeza e fidelidade, não poderá ser salvo.

Credo de Atanasio.

Este credo é aceito por católicos e protestantes.

Abraço.
comentado por Ouro (60,5K pontos)
Acredito nisso também Peregrino. :)
+1 voto
respondida por Prata (36,5K pontos)
nem um tantinho
+1 voto
respondida por Prata (25,6K pontos)
Bom Cacau...para eu acreditar em salvação, teria que acreditar que seu oposto também, existe, a condenação eterna...e simplesmente não consigo imaginar que Deus, nos conhecendo mais do que nós mesmos, seria capaz de condenar alguém eternamente.

Beijos.
+1 voto
respondida por Cobre (8,6K pontos)
Sim, sim, eu acredito.
Só me falta coragem, disposição,  alguns ajustes e mudanças para tomar uma decisão definitiva.

Boa tarde.
+1 voto
respondida por Ouro (64,1K pontos)
Acho que a minha não tem mais jeito não. Rsrs.

Beijos.
+1 voto
respondida por Platina (91,8K pontos)
Eu nasci, não pedi.
Descobri que fui escolhido para agradar a Deus. Servi-lo e se for fiel herdarei a coroa da vida eterna com glória no Céu.
Herdei também o pecado de adão e da eva. Mas ainda. O anjo lindo, tentou ser Deus e foi expulso do céu , é lucifer.  Deus disse que ele reinaria aqui na terra com todos . Mas mesmo assim com toda festa que exista na terra. Teria um povo que não se corrumpiria e o adoraria. Deus não fez milagre para Jesus se mostrar , ele padeceu. E nós Crentes padecemos também. Mas somos desde já vitoriosos. Tudo vai acabar e a alma vai ter que ir para algum lugar . Ou vida ou morte espiritual, tormento. Mas é livre arbítrio. Cada um que escute o que se diz.Até os passaros louvam à Deus. Não tem quase ninguémmais inocente. Bom seria que todos aceitassem a Jesus, pois por ele se chega ao pai. Que adianta ganhar o mundo e perder a salvação.
Os crentes são chamados de loucos. Pois acreditam no que não veem. Mas quem disse que não sentimos. Inteligente tem : Juízes, médicos, advogados, engenheiros, tem de tudo enão se tom alavagem celebral.
A Palavra de Deus vai se cumprir e nem todos se salvarão. Que pena. É um alonga história. Mas quem crer será salvo , quem não crer será condenado. Deus é bom. Ele está de braços abertos. Tiremos as escama e abramos os nossos olhos.
PEREGRINO,  meus respeitos, nota 10.
Bye.
+1 voto
respondida por Platina (76,6K pontos)
Sim, sou cristão.

Perguntas relacionadas

+6 votos
4 respostas
perguntado 9 Fev em Religião e Espiritualidade por Drєαмy Ouro (65,4K pontos)
+3 votos
4 respostas
perguntado 9 Ago, 2017 em Curiosidade por Line (643 pontos)
+7 votos
5 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...