+7 votos
77 visitas
perguntado em Curiosidade por Prata (44,1K pontos)
editado por

https://s2.glbimg.com/L5MkTGMfXBBejmtopXY2drmldC0=/0x0:660x660/1000x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/A/N/EzBDmbSlSADVDwnv3f7Q/1-concepcao-artistica-do-designer-grafico-especialista-em-reconstituicao-facial-forense.jpg

Foram muitos séculos no que o eurocentrismo, tanto na arte quanto a religiao, pra que formasse a imagem mais sabida de Jesus Cristo; homem branco, barbudo, cabelo castanho-claro, olhos azuis, formoso demais.. mas esta é uma construcao que pouco tem a ver com a realidade. O Jesús histórico, segundo os historiadores, era moreno, baixinho e cabelo escuro aparado, como a maioria dos judeus da sua época.

¿Ou que diferenca faz afinal né?...quem tem ele na mente e no coracao, nao precisa de retrato na parede.

Boa noite a todos!

5 Respostas

+2 votos
respondida por Cobre (6,4K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Provavelmente como os demais judeus da sua época, sua aparência não tinha nada de extraordinário.

"Não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos" (Isaías 53:3)

Jesus tinha aparência como qualquer outro de sua região, tanto que foi necessário que Judas o beijasse para que os soldados romanos o pudessem identificar. Se Jesus fosse como na imagem renascentista, bastaria que ele dissesse: "Jesus é o único loiro de olhos azuis da Judeia, é fácil de saber quem é".
+2 votos
respondida por (2,4K pontos)
Uma aparência condizentes com as dos judeus de sua época:  cabelos curtos, escuros e provavelmente encaracolados, pele morena.
+1 voto
respondida por Platina (86,8K pontos)
Não sei ao certo, mas acho que ele deveria ser um tipo bem comum no lugar que ele nasceu.
Não tem nada a ver com aquele homem loiro e de olhos azuis.
Abraços.
+1 voto
respondida por Ouro (62,5K pontos)
A igreja começou em Roma e tinham que fazer um Jesus aos moldes romanos :D
+1 voto
respondida por Prata (35K pontos)
Qualquer "cor"/tonalidade de pele que venham atribuir a Jesus é suposição. Maria, mãe de Jesus, não era sequer da tribo de Moshê e sim José, real descendente da tribo de judá, o esposo de Maria.  Assim como Abraham teve outros descendentes com outra mulher, outros Judeus também tiveram essas relações de união afetiva com mistura de linhagem, embora "proibido" na época porque Judeu não é quem nasce na Judéia ou em jerusalém, não é uma religião, é uma ÁRVORE GENEALÓGICA DA DESCENDÊNCIA DE ISRAEL ou seja de Jacob.

Quem tem essa pele mais marrom bombom são os serafaditas, existem inúmeras tribos que a tonalidade varia do branco para o amarronzado. Na atualidade, eu conheço Judeus que são do mesmo perfil de JESUS ,  judeus que moraram na Alemanha e tiveram família lá.

O que pode-se dizer com certeza é quanto as afeições e probabilidades. Barba grossa, cabelos negros, se assemelhando a imagem do povo da época.


Na minha percepção pessoal,  Jesus tem uma imagem semelhante aos dos Judeus ortodoxos.



Mais ou menos assim



O fato é que a imagem não é essa que a Igreja pintou.
comentado por Prata (44,1K pontos)
Sim, compreendo, de fato minha nona(avó) era judea da Polonia, era de pele branquela e cabelos castanhos bem claros quase loiros. Mas convenhamos que os judeus "chegaram" á Europa ao redor do ano 700 Depois de Cristo, á que hoje é Alemanha, os judeus lhe chamavam "ashkenaz" a esse zona de Europa Central, daí os conhecidos judeus ashkenazis. Na época de Jesús os judeus nao tinham nem sequer ousao irem pra Europa do norte e Central. Atualmente a maioria dos judeus pelo mundo sao descendentes daqueles judeus-europeus que emigraram através dos séculos como o resto dos europeus, ou pelo que já é sabido com o acontecido na segunda guerra mundial.
O judeus atuais que se "parecem" a Jesus é pela mesticagem através dos séculos dos judeus sefarditas com pessoas européias brancas, ou convertidos msm. A conclusao é a msm: Jesús nao era branco, nem loirinho de olhos claros, afinal isto nao tem importancia, mas valeria lembrá-lo, sobretudo para a nova onda anti-imigrante que existe na Europa.
comentado por Prata (44,1K pontos)
Eu acho que vc tá errada achando que Jesús tem uma imagem á dos judeus ortodoxos(europeus), pois como já disse; estes chegaram a Europa muito tempo depois. Que arte e a religiao, através dos séculos, tenha ido mudando a imagem do "judeu Jesús" para o judeu que eles iam percebendo na Europa, é outra história.
comentado por Prata (35K pontos)
editado por
Eu não estudei muito sobre Jesus fora do catolicismo. Essa reconstrução é difícil. Eu li que fizeram uma pesquisa científica e que a imagem dele seria mais ou menos como a da foto postada. A foto que você postou.

Eu não acho que Jesus tinha uma característica tão marcante como a da foto. E nem da imagem feita pela igreja.

O que quero dizer é que a LEGITIMIDADE de Jesus como Messias tem sido questionada porque se ele não descende diretamente de Jacob, que é a linhagem genealógica de José e Não de Maria. Sua mãe, Maria poderia ter traços europeus igual ao dos judeus ortodoxos, ainda que este perfil não tenha tido essa nomenclatura que determina o início do surgimento.

Hora, para determinar um grupo como unidade, ele tem que existir antes como algo individual e divisível até ter pessoas quantitativamente com as mesmas características físicas.

Não acho que Jesus usava os mesmos penteados e trages. É mais do biótipo por causa de Maria.

Vou falar algo "polêmico"... eu acho que Jesus nasceu por vias naturais mas sendo ele filho de Deus ou um Messias, que não nasceu por via natural e sim espiritual, ele pode ter a imagem que quiser.

É como ocorre com a "barriga de aluguel". O bebê nasce com as características do óvulo fecundado e não necessariamente de quem deu a barriga emprestada.

Só não acho que existia apenas um padrão porque já existiam varias tribos. Será que Jesus se assemelhava a Moshé ou a Abraham? Eles tinham essa imagem??? Acho que não.
comentado por Cobre (6,4K pontos)
editado por
Os judeus da Alemanha e Leste Europeu são judeus asquenazitas. Eles não são descendentes de Abraão, não são descendentes de Sem. Eles são descendentes de Asquenaz, filho de Gomer, filho de Jafé, que deu origem aos povos europeus e asiáticos. Logo nos primeiros versículos do Novo Testamento tem a genealogia de Cristo, ele é descendente direto do rei Davi.
comentado por Prata (35K pontos)
Oi Taylor, entendi. Agradeço o detalhamento explicativo da genealogia judaica.

Perguntas relacionadas

+1 voto
1 resposta
perguntado 29 Set, 2017 em Moda e Beleza por Ronald Vega (916 pontos)
+6 votos
16 respostas
+5 votos
5 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...