+9 votos
83 visitas
perguntado em Curiosidade por Bronze (24,7K pontos)
Ou depende do tipo de experiências?

Ou quem mais observa a vida alheia, também pode aprender tanto, como quem passou por algo?

8 Respostas

+1 voto
respondida por Bronze (11K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Às experiências são parâmetros para reflexão e reforma íntima. Se passou pela experiência, não refletiu, não sentiu, não doeu e não aprendeu nada... Bem... Aí vai ter que passar por tudo de novo.
Diz o povo aqui do lugar: "macaco só pula quando a água bate na bun(da)".
comentado por Bronze (11K pontos)
Obrigada aaa!
+2 votos
respondida por Ouro (71K pontos)
A PRÁTICA sempre irá superar a teoria ..
A PRÁTICA sem entender a teoria existente, nunca alcançará a maestria ..

Vc pode chegar ao entendimento de um algo, mas não saberá fazer/agir neste algo até q vc tenha praticado isto ..
UMA coisa q acho q os humanos tem de DESAPRENDEREM é a mania de acharem q ¨sei o q sente, pq já passei por isto¨

NÃO, vc NUNCA passou por NADA q vc vê na vida de alguém, vc passou algo PARECIDO, mas na SUA perspectiva.. não na vida dela e na perspectiva dela.. Logo?
Suas experiências de vida só servirão para vc mesma ..O máximo q alcançamos é uma base, um entendimento de uma situação , mas JAMAIS teremos experiência em algo q não vivemos ( termina no achismo ) .

Então, acho eu q experiência só vira com a prática ...
por isso q uma vez eu perguntei se a pessoa acha q MATURIDADE é relação com IDADE eu EXPERIÊNCIA?

A meu ver, um cara solteiro de 25 anos q sempre fez tudo sozinho e só pode contar consigo mesmo, pode ser muito mais maduro q um cara de 40 anos, q saiu com 30 da casa dos pais para casar ...
comentado por Prata (40,2K pontos)
Concordo em parte. Mas a pergunta dela diz si entre mais experiencias, mais se aperfeicoa a pessoa, eu digo que nao necessáriamente. É claro que experiencia só se atinge na prática, mais isso nao significa que irás ser uma melhor versao de ti por defeito. E tbm se pode lograrem um importante aprendizado com a observacao das experiencias alheias. Se nao fosse assim ¿porque temos educacao sistemática?. No que eu compreendo, tudo irá segundo a capacidade intelectual e emocional da pessoa.
comentado por Ouro (71K pontos)
COncordo plenamente com o que disse Fave.
Tanto q lá em cima eu disse
ACHO eu que a prática supera a teoria ..
Mas a prática SEM a teoria, NÃO terá MAESTRIA.

Digamos então q seja
TEORIA level 1
PRATICA level 2
TEORIA + PRATICA = MAESTRIA Level 3
comentado por Prata (40,2K pontos)
Perfeito, mas nem superando tudo isso que, necessáriamente, a pessoa ficará mais aperfeicoada. Concordo plenamente com o que vc explicou.
+1 voto
respondida por Cobre (5,8K pontos)
Olá querida  Ágatha

Quanto mais experiência mais vivência a pessoa adquire ao longo de sua caminhada pois ela viveu muito

Abraços, espero ter ajudado.
+1 voto
respondida por Prata (33,4K pontos)
editado por
Quem observa aprende muito com as experiências alheias. Eu sei que as drogas fazem mal por observar que fazem mal e não porque algumas pessoas dizem que fazem mal. Até porque algumas vão dizer que é "mó legal" e que "uma erva (planta) natural não pode te prejudicar" ou jogar poesias e dizer "O que importa se você tem olhos verdes... se o vermelho dos meus refletem o verde da natureza." ó... que lindo.

Mas observar é a sabedoria. Você vai saber sem vivenciar ou vivenciar apenas pelo sentir alheio sem ter o contato direto.

E observando o outro, ouvindo os outros, você sai com a bagagem de varias experiências sem ter vivido tanto mas é como se tivesse vivenciado porque terá o discernimento pelo olhar dos outros.

Não vai sentir a mesma dor mas o que quero dizer é AGENTE NÃO PRECISA PASSAR PELA EXPERIÊNCIA DE SE JOGAR DEBAIXO DO CARRO PARA SABER QUE QUEM FAZ ISSO MORRE.

A teoria embutida como CONHECIMENTO já é o suficiente para a pessoa adquirir discernimento. Agora, há quem queira correr o risco e tentar porque acha que com ela (pessoa) será diferente.

Eu ganho MUITO aprendendo com os mais sábios e com quem já passou. Aprendi muito com os ensinamentos da minha mãe sem ter que passar por algumas coisas.

Por isso,acredito muito de me aperfeiçoar sem precisar passar por tudo de ruim ou bom para aprender. Há quem necessite disso, eu não. Aprendo muito com os outros, principalmente se sei que me quer bem.
+1 voto
respondida por Prata (40,2K pontos)
Bom, isso nao é tao linear assim. Vai depender principalmente na capacidade cognitiva da pessoa. Enxergando na vida alheia, na própria, tudo irá significar um aporte entanto e enquanto a pessoa possa discernir, compreender e pôr em prática esses conhecimentos e vivencias.
Mas é óbvio que entre mais experiencias(alheias, e principalmente próprias) mais possibilidades de subjugar conhecimentos terá. Daí a frase "entre mais se vive, mais se aprende", embora nao seja tao assim.
+1 voto
respondida por Bronze (16,5K pontos)
Com certeza, pra pior ou melhor.
+1 voto
respondida por Ouro (58,3K pontos)
Depende do tipo de experiência,mas podemos sim aprender com a experiência alheia,não tudo claro,mas se pular no fogo queimou a pessoa,nos queimará tbm
+1 voto
respondida por Bronze (24,9K pontos)
Depende da forma como a pessoa encara as próprias experiências, e do quanto ela está aberta a aprender e evoluir.

Perguntas relacionadas

+5 votos
5 respostas
+8 votos
1 resposta
+9 votos
10 respostas
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...