+5 votos
31 visitas
perguntado em Curiosidade por Platina (91,8K pontos)
Você sabia que o café quente em contato com o copo plástico pode liberar toxinas cancerígenas?


     Pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) revela que a quantidade de estireno presente nos copos descartáveis é "parcialmente" acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Os copos plásticos possuem poliestireno (derivado do petróleo) que submetido ao calor libera o estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno.


    O contato com o estireno ocorre no momento em que se bebe um líquido quente, como o café. A pesquisa dos professores Jailson de Andrade e Pedro Afonso de Paula Pereira (do Instituto de Química) e do engenheiro químico Rodolfo Figueiredo de Oliveira, indica que a quantidade de estireno liberada pelos copos, em 10 minutos de contato, está em torno de 13,6 e 49,3ng/ml-I. A norma do ministério da Saúde restringe a 20ng/ml-I o índice.


    Além do estireno, o plástico presente em utensílios de plástico e no revestimento interno de embalagens de comidas e bebidas libera, especialmente quando aquecido, uma substância chamada bisfenol A. O bisfenol é uma toxina que migra para os alimentos e pode então ser ingerido.

Após a ingestão, essa substância pode provocar uma série de alterações no metabolismo humano, favorecendo o ganho de peso, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, e outras consequências relacionadas à obesidade. O acúmulo dessa substância no organismo, além de outras toxinas, pode ainda favorecer a ocorrência de sintomas largamente ignorados ou não atribuídos à alimentação, tais como cansaço, sonolência, dores de cabeça freqüentes, hiperatividade ou agressividade, alteração do crescimento infantil e maturação sexual precoce.


    Em qualquer situação em que optemos por usar recipientes plásticos para nosso alimento, é importante estarmos seguros de que estamos evitando aqueles que estão marcados com o símbolo da reciclagem n° 7. O número 7 plásticos são todos os plásticos criados após 1987. A Reciclagem ainda não está disponível para estes plásticos. Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA), que são usados ​​para fazer recipientes para alimentos e garrafas de água reutilizáveis. Plásticos PC contêm bisfenol-A, que pode ser transmitida em alimentos ou conteúdo líquido, e tem sido associada a diabetes, problemas de fígado e doença cardíaca.


    O que fazer então? Primeiramente, evitar o uso do plástico como embalagem, restringindo esse uso somente para frutas e vegetais frescos. Deve-se manter líquidos, tais como leite, sucos e água acondicionados em garrafas de vidro ou aço inox. Além disso, evitar beber chás e café ou outras substâncias quentes em copinhos plásticos, hábito comum em restaurantes e lanchonetes. Por fim, não aquecer alimentos ou bebidas em embalagens plásticas, especialmente no microondas.

    Além de evitar o plástico, é imprescindível que a alimentação seja balanceada, rica em produtos naturais e com o mínimo possível de produtos industrializados, evitando o contato com o bisfenol A e outras toxinas. Além disso, vitaminas e minerais presentes nas frutas, hortaliças e castanhas auxiliam os sistemas de desintoxicação hepática, um processo que ocorre no fígado para eliminar substâncias estranhas e tóxicas ao organismo.

    Mantenha uma alimentação equilibrada, evite o fumo e pratique atividade física, os pilares para uma vida saudável e longeva.


    Traga sua caneca de casa, preserve o meio ambiente e sua saúde!


31/01/13 - 16:19:47

1 Resposta

+1 voto
respondida por Platina (90,6K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Eu só gosto de café com leite.

Já até tomei cafés caros e não gostei.
Boa tarde.
comentado por Platina (91,8K pontos)
Eu tomo Maratá. Coloco 2 colheres para ficar forte. Café cremoso, capuccino, nem quero.
Bye

Perguntas relacionadas

+6 votos
11 respostas
+6 votos
2 respostas
perguntado 9 Jan em Humor por Sombra2 Platina (91,8K pontos)
Seja bem vindo ao Gloove, seu novo site de perguntas e respostas. Crie uma conta gratuita e participe!
...